10 artistas que nunca venceram o VMA de Vídeo do Ano

Mesmo com carreiras marcadas por sucessos visuais e hits mundiais, eles nunca conquistaram o troféu mais cobiçado do Video Music Awards
"Moonman" é a estatueta do VMA (Foto: Reprodução)

Com data marcada para 7 de setembro, o VMA 2025 promete ser mais uma edição repleta de surpresas, performances e debates acalorados sobre os indicados.

A premiação da MTV, realizada na UBS Arena, em Nova York, e transmitida ao vivo pela MTV, CBS e Paramount+, terá três horas de duração.

A principal categoria Vídeo do Ano já está no centro das atenções, e enquanto nomes como Taylor Swift (com cinco vitórias) e Beyoncé (duas) dominam a história da premiação, alguns gigantes da música ainda não tiveram esse reconhecimento.

A seguir, veja 10 grandes artistas que, surpreendentemente, nunca levaram o VMA de Vídeo do Ano para casa incluindo o próprio Michael Jackson, que dá nome ao prêmio honorário Michael Jackson Video Vanguard Award.

Artistas que nunca ganharam o VMA de Vídeo do Ano

Michael Jackson

Apesar de ser o maior nome da história dos videoclipes e ter revolucionado o formato com obras como Thriller e Scream, o Rei do Pop nunca venceu o principal troféu do VMA. Ele foi indicado apenas três vezes na categoria: em 1984 (Thriller), 1989 (Leave Me Alone) e 1995 (Scream, com Janet Jackson).

Ariana Grande

Já premiada como Artista do Ano (2019) e com Melhor Música (Rain On Me, com Lady Gaga), Ariana nunca conquistou o título de Vídeo do Ano, mesmo tendo sido indicada quatro vezes: no tears left to cry (2018), thank u, next (2019), Rain On Me (2020) e we can’t be friends (2024).

Billie Eilish

A jovem estrela acumula Grammys e até um Oscar, mas ainda não venceu na principal categoria do VMA. Já disputou o prêmio com bad guy (2019), everything i wanted (2020) e lunch (2024).

Bruno Mars

Com videoclipes sempre elogiados pela estética e coreografia, Bruno Mars foi indicado cinco vezes ao prêmio incluindo Uptown Funk e Finesse (Remix) mas nunca venceu. Seus clipes são considerados ícones da cultura pop recente.

BTS

O grupo sul-coreano conquistou os fãs globais e dominou categorias como Grupo do Ano e Melhor K-Pop. Ainda assim, nunca foi indicado a Vídeo do Ano, gerando críticas de parte do público sobre reconhecimento da indústria ocidental.

Demi Lovato

Demi foi indicada pela primeira vez em 2012 e venceu como Melhor Clipe com Mensagem por Skyscraper. Desde então, voltou a concorrer em outras categorias, mas nunca foi sequer lembrada para Vídeo do Ano.

Drake

Um dos artistas mais indicados nessa categoria, Drake acumula seis nomeações, como Hotline Bling, God’s Plan e Way 2 Sexy, mas nunca levou o prêmio. Ainda assim, continua sendo uma presença constante no VMA.

Justin Bieber

Mesmo com seis vitórias no VMA ao longo da carreira, incluindo Artista Revelação em 2010, Bieber nunca venceu Vídeo do Ano. Foi indicado com Sorry (2016) e como protagonista de Popstar (2021), mas o troféu segue distante.

Mariah Carey

A diva dos anos 1990 nunca ganhou um VMA sequer, apesar de sete indicações. E, curiosamente, jamais foi lembrada na principal categoria da noite o que muitos fãs consideram uma grande injustiça.

Selena Gomez

Apesar do sucesso de seus clipes, Selena nunca foi indicada a Vídeo do Ano. Já venceu em categorias como Melhor Clipe Pop (Come & Get It, 2013) e Melhor Afrobeats (Calm Down, com Rema, 2023), mas a estatueta principal segue fora de sua estante.

À medida que o VMA 2025 se aproxima, resta saber quem serão os novos indicados e se alguma dessas estrelas finalmente vai ser indicada.

Leia também

Jessie J é internada após tratamento de câncer de mama

Shakira negocia volta ao Brasil em dezembro, confirma jornalista