Nova banda soma mais de 400 mil ouvintes mensais — mas pode nem existir

A Velvet Sundown, banda que lançou dois álbuns em junho, já possui 400 mil ouvintes mensais em seu perfil no Spotify. A suposta banda de psicodelia suave e estética retrô, mesmo com um histórico nulo em paradas musicais e plataformas de streaming, já conseguiu um feito inédito. O caso, no entanto, levantou uma dúvida: quem está por trás do som?
Com nomes dos integrantes como Gabe Farrow, Lennie West, Milo Rains e Orion “Rio” Del Mar, o quarteto se apresenta como um grupo que mescla “alt-pop cinematográfico e soul analógico dos sonhos”.

é formado pelo Gabe Farrow, Lennie West, Milo Rains e Orion “Rio” Del Mar (Foto: Reprodução)




Mas o alerta ficou ainda mais evidente quando internautas notaram que não há nenhuma presença concreta da banda fora do universo digital, exceto um perfil no Instagram recém-criado, recheado de fotos que parecem renderizadas por inteligência artificial.
A desconfiança cresceu depois que fãs mais atentos descobriram que até a suposta citação da Billboard no perfil do Spotify (“a memória de algo que você nunca viveu, e ainda assim parece real”) nunca existiu.
Velvet Sundown também está presente em outras plataformas, como Deezer e Apple Music. E foi na Deezer que veio a confirmação mais próxima de uma revelação: uma notinha discreta nos álbuns diz que “algumas faixas podem terem sido feitas usando inteligência artificial”.
A ascensão da banda levanta discussões mais sérias sobre o futuro da música. Segundo um estudo recente, profissionais da indústria musical podem perder até 25% de sua renda nos próximos quatro anos por causa da automação e do uso de IA. A Deezer, por exemplo, já afirmou que cerca de 10% das faixas que recebe diariamente são geradas por algoritmos, cerca de 10 mil músicas por dia.
*Com informações da revista Rolling Stone
Leia mais
Kendrick Lamar anuncia show no Brasil em setembro; veja data e preços