Matt Cameron deixa Pearl Jam após 27 anos

Músico fazia parte da banda de Eddie Vedder e companhia desde 1998
Matt Cameron foi baterista do Pearl Jam por 27 anos (Foto: Reprodução, Redes Sociais)
Matt Cameron foi baterista do Pearl Jam por 27 anos (Foto: Reprodução, Redes Sociais)

O baterista Matt Cameron declarou pelas redes sociais que está deixando o Pearl Jam. Logo após a separação do grupo Soundgarden, Matt se juntou a banda em 1998.

Nesta segunda-feira (7), o músico de 62 anos agradeceu aos integrantes pela jornada e expressou gratidão pelo grupo. Matt se juntou ao grupo de Eddie Vedder (voz), Jeff Ament (baixo), Stone Gossard (guitarra) e Mike McCready (guitarra) após a saíde de Jack Irons, membro do PJ desde 1994.

“Após 27 anos fantásticos, dei meus últimos passos na bateria do poderoso Pearl Jam. Muito amor e respeito a Ed, Mike e Stone por me convidarem para a banda em 1998 e por me darem a oportunidade de uma vida, repleta de amizades, talento artístico, desafios e risadas”, disse Matt em um comunicado.

Matt gravou sete álbuns com a banda. São eles: Binaural (2000), Riot Act (2002), Pearl Jam (2006), Backspacer (2009), Lightning Bolt (2013), Gigaton (2020) e Dark Matter (2024).

“Sou eternamente grato à equipe, à equipe técnica e aos fãs do mundo todo”, continuou. “Tem sido uma jornada incrível. Mais virão. Obrigado a todos do fundo do meu coração.”

O Pearl Jam também publicou uma declaração sobre a saída do baterista.

“Desde ser um dos nossos primeiros heróis musicais nas bandas Skinyard e no poderoso Soundgarden, até tocar em nossas primeiras demos em 1990, Matt Cameron tem sido um músico e baterista singular e verdadeiramente poderoso”, apontou o grupo.

“Ele impulsionou os últimos 27 anos de shows ao vivo e gravações de estúdio do Pearl Jam. Foi um capítulo profundamente importante para o nosso grupo e desejamos-lhe sempre o melhor. Sentiremos muita falta dele e ele será para sempre nosso amigo na arte e na música. Nós te amamos, Matt”

Quem será o substituto de Matt Cameron?

A banda ainda não anunciou oficialmente nenhum substituto para Matt. O Pearl Jam tem apenas um show agendado para o dia 26 de setembro, no Ohana Festival, nos Estados Unidos.

Leia mais

Noel Gallagher surpreende ao falar sobre volta do Oasis: “Não dá para voltar atrás”

Aerosmith de volta? Guitarrista levanta possibilidade em entrevista

AO VIVO: Di Ferrero participa do Desprogramados na Atlântida SC