“As Cores, As Curvas e As Dores do Mundo”: saiba tudo sobre o novo disco do Lagum

O single "A Cidade" estreia na Atlântida nesta quinta-feira (10)
A banda é formada pelo quarteto Pedro Calais, Zani, Chico e Jorge (Foto: Breno Galtier, Divulgação)
A banda é formada pelo quarteto Pedro Calais, Zani, Chico e Jorge (Foto: Breno Galtier, Divulgação)

“As Cores, As Curvas e As Dores do Mundo” é o quinto álbum de estúdio da banda mineira Lagum. O disco chegou às plataformas digitais no dia 27 de maio com influências que misturam rock, reggae e pop. O single “A Cidade” estreia na Atlântida nesta quinta-feira (10).

Esse é o primeiro trabalho da banda desde “DEPOIS DO FIM”, de 2023. O disco conta com 10 faixas, incluindo uma parceria com a cantora Céu na música “Tô de olho”. Cada som é acompanhado de um vídeo no estilo visualizer com a letra da canção.

Em entrevista à CNN, os integrantes Pedro Calais, Zani, Jorge e Chico falaram sobre o novo momento da banda e o conceito do disco:

— É um disco que tem um ponto de vista muito contemplativo e observador — disse o vocalista Pedro Calais. — A gente passou anos trabalhando com uma gravadora e agora voltamos a ser independentes, o que intensifica muito a nossa rotina e envolvimento.

Nessa mesma entrevista, o vocalista comenta sobrea diferença da banda no mundo digital e no ao vivo, destacando a energia criada nos shows e a conexão com o público.

— Eu acho que a Lagum é muito maior no mundo real do que no mundo digital. A Lagum pode não ter tantos números nos streams, mas a gente arrasta muita gente para o show.

Conceito do álbum

Na véspera do lançamento do álbum, em maio, a banda se reuniu no Cine Marquise, na Avenida Paulista, para fazer uma audição das novas faixas com os fãs. Na ocasião, o quarteto fez uma breve explicação sobre a criação e o conceito da nova coletânea.

— Apesar de ser um nome complexo, ele tem um contexto bem simples. É um álbum sobre estar no momento presente, de romantizar as coisas que são banais — explicou Pedro Calais.

Segundo o grupo, o próprio título apresenta o conceito do álbum. “As Cores” representam a variedade de ritmos e temas das músicas, de canções de amor à relacionamentos fracassados. Já “As Curvas” são as reviravoltas sonoras, com arranjos que saem do esperado do ouvinte. E por fim, “As Dores” falam de perdas e desejos universais, como na música “Vagarosa Manhã”.

Produção do disco

O álbum foi gravado na Ilhota, estúdio da banda em Belo Horizonte, e produzido pela própria Lagum em parceria com Paul Ralphes, produtor musical ganhador do Grammy Latino. “As Cores, As Curvas e As Dores do Mundo” é o primeiro disco da banda gravado no estúdio.

Por meio das redes sociais, o grupo declarou que as composições estavam sendo feitas há dois anos e a produção há mais de um.

Durante a audição coletiva do disco em São Paulo, Zani afirmou que este é o “melhor álbum já lançado” por eles. O guitarrista destacou que o trabalho atual regastou a essência de banda, com instrumentais mais pesados nas canções.

O vocalista Pedro Calais comentou nas redes sociais que esse foi o primeiro álbum que ele compôs e lançou morando em Belo Horizonte.

Confira as faixas de “As Cores, As Curvas e As Dores do Mundo”

  • Eterno Agora
  • Dançando no Escuro
  • A Cidade
  • Quem Desligou o Som?
  • As Desvantagens de Amar Alguém que Mora Longe
  • Tô de Olho feat. Céu
  • Vagarosa Manhã
  • Vida de Novela
  • Baby Blue
  • A Última Nuvem do Céu

Banda Lagum

A banda Lagum é original de Belo Horizonte, Minas Gerais. Em 2014. o grupo se formou quando os amigos Pedro Calais, Otávio Cardoso, Jorge, Chicão e Tio Wilson decidiram unir seus talentos para criar algo novo e cativante.

O nome da banda surgiu em homenagem a uma lagoa que ficava perto da casa do vocalista Pedro, que foi onde eles se conheceram. Lagum vem de Lagoon, só que de uma forma mais abrasileirada. A música “Deixa”, em parceria com a cantora Ana Gabriela, foi o primeiro grande hit do grupo. O som viralizou quando Neymar postou um stories com a música durante a Copa de 2018.

Em 2019, o segundo disco, “Coisas da Geração” levou o grupo aos palcos de todo o Brasil, além de outros países, marcando a primeira grande turnê do Lagum. Em setembro de 2020, o baterista Tio Chico faleceu aos 34 anos, após um show da banda devido a uma parada cardiorrespiratória.

Lagum nos últimos anos

Em 2021, a banda lançou “MEMÓRIAS (de onde eu nunca fui)”, com as últimas gravações de Tio Wilson.

Em 2023, o quarto disco, “DEPOIS DO FIM”, chegou às plataformas. Já em 2024, o grupo realizou seu primeiro bloco de carnaval, o “Lagum na Avenida”, que reuniu mais de 90 mil foliões nas ruas de Belo Horizonte.

Lagum já recebeu duas indicações ao Grammy Latino: a primeira em 2022, com o álbum “Memórias (de onde eu nunca fui)”, e a segunda em 2024, com “Lagum Ao Vivo” — ambos na categoria de Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa.

Lagum em Santa Catarina

O grupo mineiro chega em Santa Catarina no mês de agosto com a turnê do novo disco. Confira as datas:

  • 08 de agosto – Joinville
  • 09 de agosto – Braço do Norte
  • 10 de agosto – Florianópolis

Na capital do estado, a banda vai ser atração principal do projeto Dias de Sol, em Jurerê. Os ingressos estão disponíveis em pensanoevento.com.br e a Atlântida é a rádio oficial do show.

A nova turnê da banda vai rolar entre 2025 e 2026 com datas na Europa (Foto: Divulgação, Banda Lagum)
A nova turnê da banda vai rolar entre 2025 e 2026 com datas na Europa (Foto: Divulgação, Banda Lagum)

Leia mais

Por onde anda Harry Styles? Tudo que o cantor fez ao invés de lançar músicas novas

As críticas e referências de Bad Bunny aos EUA e a Donald Trump no clipe de “NUEVAYol”

O que está por trás da banda que admitiu ser IA e conquistou ouvintes pelo mundo