Contagem de público de show da Lady Gaga em Copacabana volta a causar polêmica; entenda

Nova estimativa de público recalcula para baixo o número oficial divulgado
Lady Gaga se apresentou em Copacabana no dia 3 de maio (Foto: Reprodução, Redes Sociais)
Lady Gaga se apresentou em Copacabana no dia 3 de maio (Foto: Reprodução, Redes Sociais)

A emissora britânica BBC publicou uma reportagem sobre o público da apresentação de Lady Gaga na praia de Copacabana, em 3 de maio deste ano. Segundo a nova estimativa, o show teria recebido um público inferior aos 2,1 milhões divulgados inicialmente pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

A reportagem, publicada na segunda-feira (15), contesta os números oficiais e afirma que apenas cerca de 660 mil pessoas poderiam estar na área destinada para o show.

Um especialista em densidade de público foi consultado pela rede britânica. Segundo ele, com base na extensão total da praia de Copacabana e em imagens aéreas do show, é praticamente impossível o número inicial ser real.

Richard Irvine-Brown e Jessica Cruz conduziram a reportagem que diz: “As autoridades do Rio comemoraram o comparecimento de 2,1 milhões de pessoas como um triunfo. No entanto, uma análise cuidadosa da equipe da BBC Verify e de um especialista em densidade de público revela que é altamente improvável que as alegações sejam precisas.”

Análise da BBC

A análise foi divulgada por meio de um vídeo apresentado pelo jornalista Richard Irvine-Brown. Segundo ele, a plateia ocupou uma área de aproximadamente 140 mil metros quadrados, o equivalente a aproximadamente 20 campos de futebol.

Richard usou como base um manual britânico que mensura o número ideal de pessoas em atividades ao ar livre para que o espaço seja considerado “seguro”. Segundo esse manual, o limite seria de 4,7 pessoas por metro quadrado.

— Para 2 milhões de pessoas, você precisaria de toda a extensão da praia de Copacabana, que tem cerca de 610 mil metros quadrados.

A reportagem concluiu que mesmo se a densidade fosse dobrada e contadas as pessoas em varandas ou prédios próximos, o número ainda estaria distante da estimativa inicial. Ainda de acordo com a BBC, a Prefeitura do Rio foi procurada pela reportagem e reforçou o número de 2,1 milhões de pessoas, mas sem explicar como chegou a ele.

O que diz o prefeito do Rio de Janeiro

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, postou no X (antigo Twitter) uma brincadeira rebatendo a análise feita pela BBC.

— Sabem de nada! Não entendem de Rio! No mesmo espaço que cabem 660 mil britânicos, cabem 2,2 milhões de brasileiros animados e felizes! E calorosos! Eles não entendem o fluxo de pessoas e o tamanho da Praia de Copacabana.

O prefeito também divulgou um cálculo usado pela organização do evento para estimar o público. Ele já havia feito o mesmo em 2024, quando foi contestado o público de 1,6 milhão de pessoas do show de Madonna em Copacabana. A performance de Lady Gaga entrou para o livro dos recordes, Guinness Book, como o show gratuito realizado por uma artista feminina com o maior público do mundo.

Outros números do show de Lady Gaga

Veículos internacionais como Variety e Hollywood Reporter chegaram a estimar um público ainda maior para o show de Lady Gaga. As emissoras norte-americanas afimam que até 2,5 milhões de fãs estiveram em Copacabana.

A empresa Bonus Track, produtora do evento, divulgou 2,1 milhões como sendo o público oficial.

Relembre o show de Lady Gaga em Copacabana

No dia 3 de maio de 2025, Lady Gaga apresentou-se gratuitamente na Praia de Copacabana, Rio de Janeiro, como parte do projeto “Todo Mundo no Rio”. O show faz parte da turnê promocional do disco “Mayhem”, último lançamento da cantora. O evento durou cerca de duas horas e contou com cinco atos temáticos, nos quais ela executou faixas do disco novo, como “Bloody Mary” e “Abracadabra”, além de sucessos como “Poker Face”, “Alejandro”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

*Com informações de BBC e Rolling Stone

Leia mais

Quadro supostamente comprado por Lady Gaga vira caso do FBI

Lady Gaga lança baralho de tarô com letras de músicas: veja o significado de cada carta

Rihanna desconversa ao ser questionada sobre novo álbum