Os artistas que podem ganhar o Video Vanguard Award no VMA 2025, segundo a Billboard

Segundo a revista Mariah é uma das cotadas para o Michael Jackson Video Vanguard Award no VMA 2025, confira quem está na lista

A MTV anunciou sua lista de indicados para o VMA 2025, mas ainda não revelou se algum artista será homenageado com o troféu Michael Jackson Video Vanguard Award neste ano. Segundo uma lista feita pela revista Billboard, ela aponta nomes que podem ganhar a categoria antes do anúncio oficial.

O prêmio pelo conjunto da obra, que remonta ao primeiro VMA em 1984 e tem sido concedido anualmente desde então (com intervalos ocasionais, mais recentemente nos dois primeiros anos da década de 2020, afetados pela pandemia), é concedido para premiar “contribuições excepcionais” e “impacto profundo” em videoclipes e na cultura popular.

O prêmio leva o nome de Michael Jackson, indiscutivelmente o artista mais destacado da história dos videoclipes, e foi concedido ao longo das décadas a luminares do videoclipe, desde David Bowie e The Rolling Stones até Beyoncé e Missy Elliott. Mais recentemente, o Video Vanguard foi concedido às superestrelas pop globais Shakira (2023) e Katy Perry (2024).

Confira quem são os artistas cotados para o prêmio

1° – Ed Sheeran

Após alguns lançamentos mais intimistas e introspectivos, Ed Sheeran voltou ao Big Pop com os singles de seu próximo álbum, “Play “, um dos quais, “Sapphire”, concorre a três prêmios, incluindo melhor pop e melhor canção do ano, na premiação de setembro. Sheeran, presença constante em videoclipes e VMAs desde o início dos anos 2010 (além de recordista em apresentações ao vivo), parece o candidato perfeito para uma celebração que abrangerá toda a sua carreira no palco da MTV — principalmente porque ” 
Play” será lançado apenas cinco dias depois.

2° – Miley Cyrus

Miley Cyrus é uma verdadeira lenda do VMA: ex-apresentadora, vencedora do prêmio de vídeo do ano e figura central em uma de suas performances mais infames de todos os tempos, tudo isso em apenas três anos, em meados da década de 2010. Ela também foi indicada quatro vezes este ano e, embora seu álbum visual “Something Beautiful” (candidato a melhor vídeo de longa duração) já esteja disponível há meses, teve um lançamento um tanto confuso e foi recebido com uma resposta comercial discreta — o que significa que Cyrus pode se sentir motivada a resgatar sua era com uma performance massiva e sob os holofotes em um palco com o qual está muito familiarizada. De qualquer forma, estamos torcendo por ela.

3° – Mariah Carey

Mariah Carey realmente nunca ganhou o prêmio Video Vanguard? Esqueça isso: Mariah Carey ainda 
nunca ganhou um único Video Music Award, tendo sido excluída até o momento em oito indicações na carreira, desde 1996. Ela está concorrendo a uma nona em setembro, com “Type Dangerous” indicado para melhor vídeo de R&B, mas a MTV poderia realmente consertar isso dando o Video Vanguard por sua carreira de décadas como uma superestrela de videoclipes. Ela estaria no lado veterano para o prêmio neste momento, mas isso não impediu a MTV de homenagear Shakira dois anos atrás, então talvez ainda haja uma chance para MC afinal – e dado o lançamento do novo álbum “Here It for All” no final de setembro, agora seria a hora.

4° – Bruno Mars

A carreira de Bruno Mars tem sido tão repleta de sucessos que ele não só já se apresentou no intervalo do Super Bowl duas vezes, como sua aparição mais recente foi há nove anos e oito hits no top 10 da Hot 100. Duas delas, “Die With a Smile” com Lady Gaga e “APT.” com ROSÉ, foram no ano passado, tornando este um momento de ouro para o cantor celebrar sua década e meia de sucessos de alto nível. A única questão é se ele ainda tem algo a promover: ele não lança um álbum desde “An Evening With Silk Sonic” com Anderson Paak, quatro anos atrás, e mesmo com os dois sucessos deste ano (e um terceiro hit no top 20 na colaboração com Sexyy Red, “Fat, Juicy & Wet”), não há indícios de um projeto maior a caminho.

5° – The Weeknd

É um pouco como “agora ou nunca” para o artista Abel Tesfaye, que provocou intensamente a aposentadoria (ou pelo menos o enfraquecimento) de sua persona The Weeknd após o lançamento do álbum “Hurry Up Tomorrow” , que liderou a Billboard 200 deste ano. Ele certamente tem os sucessos certos e o timing certo, e historicamente se importa com tais conquistas — mas haveria muita pressão para que outra apresentação de medley de alto nível, que abrangesse toda a sua carreira, correspondesse ao seu triunfante show do intervalo do Super Bowl de apenas quatro anos antes?

6° – Lady Gaga

Será que Gaga coroaria o que já seria uma noite triunfante para ela com uma vitória no Video Vanguard e uma performance que abrangeria toda a sua carreira? É certamente uma possibilidade — e poucos artistas seriam tão merecedores, já que a ilustre carreira de Gaga como ícone dos videoclipes abrange 17 anos e inúmeros momentos clássicos do VMA. Mas um desses momentos aconteceu há apenas cinco anos, com sua aceitação do prêmio “Tricon” e seu medley de sucessos, o que ainda pode ser uma coincidência muito próxima e prematura com uma possível vitória no Video Vanguard.

7° – Drake

Drake, sem dúvida, tem os hits necessários para um medley matador do Video Vanguard, e tem a motivação necessária — tanto do ponto de vista do legado quanto do ponto de vista promocional — após a briga decepcionante do ano passado com Kendrick Lamar e o lançamento 
de Iceman este ano . A única coisa que ele realmente não tem aqui é uma relação próxima com o VMA: não se sabe se ele sequer compareceu a alguma das cerimônias desde que Rihanna o conteve ao presenteá-la com o Video Vanguard em 2016.

8° – Kesha

Kesha vem de seu maior momento pop da década com seu bem recebido álbum “Period” , que chegou ao top 20 da Billboard 200 , e o atual renascimento de sua vertente do que hoje é chamado de “pop de recessão” tornaria o momento ainda mais oportuno para uma apresentação comemorativa que abrangeria toda a sua carreira. Mas, embora a maioria dos vencedores do Video Vanguard tenha historicamente pelo menos uma década de grandes sucessos da MTV para aproveitar, o maior impacto pop de Kesha ocorreu principalmente na primeira metade da década de 2010 — e, por mais que os fãs de pop gostassem de “Period”, nenhuma de suas músicas sequer chegou à Billboard Hot 100.

Leia mais

10 artistas que nunca venceram o VMA de Vídeo do Ano

VMA 2025: veja a lista completa dos indicados, com Lady Gaga liderando