Tiny Desk chega ao Brasil após 17 anos com estreia de João Gomes

O primeiro episódio da versão nacional do Tiny Desk estreou nesta terça-feira (07) no canal do projeto no YouTube. O cantor João Gomes é a primeira atração da temporada inicial do conteúdo.
Ao lado de uma banda com formação inédita, o cantor e compositor pernambucano cantou clássicos da sua carreira como “Eu Tenho a Senha” e “Dengo”. Segundo ele, participar do projeto é um momento memorável.
— No dia da gravação do Tiny Desk Brasil, um fã me perguntou na saída do hotel o que eu vim fazer em São Paulo e eu respondi ‘Tô indo ali, fazer história!’ — disse João.
Sete músicos acompanharam o artista na experiência: Jeovanny Sanfoneiro (sanfona), Michael Pipoquinha (baixo), Kainã do Jêje (bateria), Gilú Amaral (percussão), Chibatinha (guitarra), Pedro Porto (violão) e Nilson Sax (flauta e sax).





Tiny Desk no Brasil
O Brasil é o terceiro país do mundo a receber uma versão própria, depois de Japão e Coreia do Sul. O formato terá duas temporadas de cinco episódios cada com estreias sempre às terças. O anúncio de cada artista é feito por meio das redes sociais do projeto, sempre às 9h do dia da estreia, com a publicação de uma foto instantânea e um texto de autoria da jornalista e pesquisadora musical Lorena Calábria.
As gravações seguem a proposta do Tiny Desk original com público ao vivo dentro do escritório do Google, em São Paulo. Segundo Sandra Jimenezes, diretora de Parcerias de Música para o YouTube na América Latina, a plataforma tem papel fundamental na dinâmica do projeto.
— Estamos animados para amplificar as vozes da nossa rica cena musical e proporcionar aos espectadores brasileiros e globais uma experiência única, diretamente do YouTube, onde a música vive e respira — revela Sandra.
Confira a estreia completa:
O que é o Tiny Desk?
Tiny Desk Concert é um projeto musical criado em 2008 nos Estados Unidos pela NPR (National Public Radio). A proposta gira em torno de apresentações acústicas em uma pequena mesa de escritório. Entre os nomes que já passaram pelo projeto estão Sting (The Police), Taylor Swift, Bono e The Edge (U2), Justin Timberlake e Billie Eilish.
Em 17 anos de história, o projeto já apresentou mais de 1 mil shows e acumula mais de 3,5 bilhões de visualizações no YouTube. No Brasil, a iniciativa é liderada pela Anonymous Content Brazil, responsável pelo licenciamento e pela produção, em parceria com o YouTube Brasil, responsável pela promoção e distribuição do conteúdo.
Leia mais
Beyoncé se torna a cantora feminina com a turnê mais cara da história nos EUA
Guns N’ Roses: história, discografia e as polêmicas da banda
“Música deixa tudo especial”: Armandinho fala sobre músicas novas, composições e bastidores