10 curiosidades sobre o Grammy Awards; confira

A 68ª edição do Grammy Awards acontece neste domingo (1º), diretamente da Crypto.com Arena, em Los Angeles. A maior noite da música mundial celebra as gravações lançadas entre o segundo semestre de 2024 e agosto de 2025. Confira abaixo 10 curiosidades sobre a premiação mais esperada do mundo da música.
1. O Nome original
Inicialmente, antes de ser batizado como Grammy (abreviação em inglês de gramofone) a premiação quase se chamou Eddie Awards, em tributo a Thomas Edison.
2. Beyoncé recordista
Até o momento desta cerimônia, Beyoncé detém o recorde absoluto de vitórias, somando 32 gramofones dourados conquistados ao longo de sua carreira, superando o maestro Georg Solti.
3. 6 vezes Trevor Noah
Ao apresentar o Grammy pela sexta vez consecutiva, Trevor Noah ultrapassa a marca de LL Cool J, que até então, defendia o recorde ao apresentar o evento cinco vezes, consolidando-se como um dos anfitriões mais longevos da premiação.
4. Troféus “fake”
Os gramofones entregues no palco são apenas acessórios para as fotos. Os vencedores recebem suas estatuetas personalizadas meses depois pelo correio. Além disso, os gramofones verdadeiros entregue aos vencedores pesa cerca de 2,2 kg (5 libras). Eles são feitos de uma liga de zinco especial chamada “Grammium” e banhados a ouro 24 quilates.
5. Grupos virtuais na disputa
A indicação do grupo animado HUNTR/X em Canção do Ano é um marco raro, lembrando o sucesso da banda virtual Gorillaz, mas agora competindo diretamente nas categorias principais de composição e gravação com um hit de uma série animada.
6. Primeiro brasileiro
O violonista Laurindo Almeida foi o primeiro brasileiro a vencer um Grammy, ainda na primeira edição do evento, em 1959. Atualmente, Caetano e Bethânia sejam os destaques de 2026, o Brasil tem uma longa história na premiação.
7. Ganhador mais jovem
O recorde de pessoa mais jovem a ganhar um Grammy pertence a Leah Peasall, que tinha apenas 8 anos quando venceu em 2002 pela trilha sonora do filme “E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?”. Enquanto o artista mais jovem a vencer um prêmio de prestígio foi Billie Eilish, que em 2020 limpou as quatro categorias principais (o “Big Four”) com apenas 18 anos.
8. Milhares de votantes
Os vencedores são escolhidos pelos membros votantes da Academia de Gravação, que atualmente conta com mais de 12.000 profissionais da música, entre cantores, compositores, produtores e engenheiros de som.
9. Sacolas de presentes valiosas
Os apresentadores e artistas que se apresentam na cerimônia recebem as famosas “Gift Bags”. Eventualmente, em edições recentes, o valor dos itens nessas sacolas chegou a ultrapassar 60 mil dólares, incluindo desde cosméticos de luxo até vouchers para viagens.
10. O local da festa e transmissão
Por fim, a Crypto.com Arena (antigo Staples Center) é a casa do Grammy em Los Angeles desde 2000, com poucas exceções. O local já viu os maiores momentos da música pop do século 21. Além disso, a partir de 2027, a premiação deixará de ser transmitida pela CBS (sua casa por décadas) e passará para a Disney+ e ABC em um acordo global de 10 anos.
Leia também
Grammy Awards 2026: confira a lista de indicados
Vídeo impressionante de fã “cuspindo fogo” em show do Linkin Park viraliza na internet; assista
Beyoncé será uma das anfitriãs do Met Gala 2026; saiba lista completa
