As críticas e referências de Bad Bunny aos EUA e a Donald Trump no clipe de “NUEVAYol”

Bad Bunny lançou o clipe de “NUEVAYol”, faixa do álbum “Debí Tirar Más Fotos”. No vídeo, o porto-riquenho volta a criticar os Estados Unidos e o presidente Donald Trump, algo que tem sido frequente nesta nova fase de sua carreira.
Benito já havia deixado os EUA de fora da turnê mundial que promove o álbum, e declarou que levar seus shows para lá é simplesmente “desnecessário”.
No clipe, o cantor coloca a bandeira de Porto Rico — um território não incorporado dos Estados Unidos desde 1898 — na cabeça da Estátua da Liberdade, símbolo norte-americano. Os porto-riquenhos são considerados cidadãos americanos, mas sem direito a voto nas eleições. A ilha não é considerada um estado.
Confira o clipe de “NUEVAYol”
Referências a ato ativista de 1977
A bandeira na cabeça da estátua faz referência a um episódio real ocorrido em 1977, quando um grupo de ativistas nacionalistas porto-riquenhos “tomou” a Estátua da Liberdade. Disfarçados de turistas, eles conseguiram acessar o local, colocaram a bandeira de Porto Rico no topo e fecharam as portas do monumento, mantendo o controle por cerca de 15 minutos.

Paródia de fala de Donald Trump
E isso não é tudo no clipe de “NUEVAYol”. Em outra cena, um grupo de pessoas aparece reunido ao redor de um rádio, ouvindo o pronunciamento de alguém com uma voz idêntica à de Donald Trump — uma clara sátira incluída no vídeo.
A voz diz: “Eu cometi um erro. Quero pedir desculpas aos imigrantes na América. Eu estou nos Estados Unidos. Eu sei que a América é todo o continente. Eu quero dizer que esse país não é nada sem os imigrantes. Esse país não é nada sem os mexicanos, dominicanos, porto-riquenhos, colombianos, venezuelanos.”

Recentemente, Bad Bunny criticou publicamente ações do governo dos Estados Unidos em Porto Rico, denunciando detenções arbitrárias de pessoas nas ruas. “Esses filhos da p*** estão aqui com suas SUVs, em Pontezuela. Ao invés de deixarem as pessoas em paz, trabalhando, ficam incomodando”, disparou o artista.
O significado da música “NUEVAYol”
A faixa que abre o álbum “Debí Tirar Más Fotos” é uma referência a outra canção, “Un Verano en Nueva York”, sucesso da salsa porto-riquenha nos anos 1970. O título é uma versão estilizada de “Nueva York”, escrito como se fala com sotaque da ilha de Porto Rico.
A cidade de Nova York é um centro de concentração da migração porto-riquenha, com a cultura da ilha se tornando parte da vida da metrópole norte-americana.
Cheia de referências porto-riquenhas e dominicanas, a música traz ainda batidas modernas de reggaeton e dembow.
Leia mais
Matt Cameron deixa Pearl Jam após 27 anos
Di Ferrero abre o jogo sobre composições e turnê do EP 7