Guitarra dos Rolling Stones roubada há 50 anos reaparece de surpresa em museu

Instrumento que pertencia ao ex-guitarrista Mick Taylor apareceu em Nova York
O instrumento foi roubado durante as gravações do disco “Exile On Main St.” (Foto: Reprodução, Redes Sociais)
O instrumento foi roubado durante as gravações do disco “Exile On Main St.” (Foto: Reprodução, Redes Sociais)

Uma guitarra roubada dos Rolling Stones na década de 1970 foi encontrada recentemente na cidade de Nova York. O instrumento faz parte de uma coleção adquirida pelo Museu Metropolitano de Arte de Nova York, nos Estados Unidos.

O modelo pertencia ao ex-guitarrista Mick Taylor na época do roubo. A Gibson Les Paul Standard, modelo sunburst, de 1959, havia sido comprada de Keith Richards em 1967. Entre um acervo de 500 guitarras, o museu encontrou a relíquia.

Além da Gibson, o museu também anunciou ter recebido outras dezenas de guitarras de fabricação entre os anos de 1920 e 1970 e informou que “quase todos continuam em excelentes condições de execução e serão usados com frequência em apresentações especiais, gravações e programas educacionais“.

Antes do roubo, a guitarra já havia feito história. Mick usou a Gibson na estreia dos Stones no The Ed Sullivan Show em 1964, além da apresentação no festival Altamont Free Concert em 1969. Músicos como Eric Clapton e Jimmy Page também já tocaram o instrumento.

Durante as sessões de gravação do álbum “Exile On Main St.”, de 1972, na mansão Villa Nellcôte, na Riviera Francesa, o instrumento foi roubado. O roubo teria sido realizado por traficantes locais, a quem supostamente Keith Richards devia dinheiro. Na época, nove guitarras foram roubadas, além do baixo de Bill Wyman e do saxofone de Bobby Keys.

Uma fonte não identificada disse ao site Page Six que Taylor nunca recebeu indenização pelo roubo.

— [Ele] está perplexo sobre como sua propriedade foi parar no acervo do Met.

O empresário Dirk Ziff doou a coleção de guitarras, com instrumentos pertencentes a nomes como Roy Rogers e Mississippi John Hurt.

Novo disco do Rolling Stones

Segundo o jornal The Sun, a banda Rolling Stones já está no estúdio de gravação produzindo um novo álbum. O veículo afirma que os caras já gravaram 13 músicas e agora discutem uma data de lançamento do novo projeto. A formação da banda deve contar com Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, além de Steve Jordan.

O novo disco será o 25º projeto de estúdio do Rolling Stones. O último lançamento aconteceu em 2023, com “Hackney Diamonds“, que marcou o primeiro trabalho original dos Rolling Stones em 18 anos, além da primeira produção sem o baterista Charlie Watts, que morreu em 2021.

A ideia inicial dos Rolling Stones para 2025 era continuar a turnê “Hackney Diamonds” pela Europa, “mas os promotores não conseguiram fazer as datas funcionarem“, acrescentou o The Sun.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por The Metropolitan Museum of Art (@metmuseum)

*Com informações da Billboard BR

Leia mais

Música inédita de Beyoncé é furtada de carro e polícia busca por suspeito

Ouça o novo álbum de Travis Scott, cheio de referências a Houston

Entenda a polêmica envolvendo nova música de Justin Bieber dedicada à esposa