Guitarra dos Rolling Stones roubada há 50 anos reaparece de surpresa em museu

Uma guitarra roubada dos Rolling Stones na década de 1970 foi encontrada recentemente na cidade de Nova York. O instrumento faz parte de uma coleção adquirida pelo Museu Metropolitano de Arte de Nova York, nos Estados Unidos.
O modelo pertencia ao ex-guitarrista Mick Taylor na época do roubo. A Gibson Les Paul Standard, modelo sunburst, de 1959, havia sido comprada de Keith Richards em 1967. Entre um acervo de 500 guitarras, o museu encontrou a relíquia.
Além da Gibson, o museu também anunciou ter recebido outras dezenas de guitarras de fabricação entre os anos de 1920 e 1970 e informou que “quase todos continuam em excelentes condições de execução e serão usados com frequência em apresentações especiais, gravações e programas educacionais“.
Antes do roubo, a guitarra já havia feito história. Mick usou a Gibson na estreia dos Stones no The Ed Sullivan Show em 1964, além da apresentação no festival Altamont Free Concert em 1969. Músicos como Eric Clapton e Jimmy Page também já tocaram o instrumento.
Durante as sessões de gravação do álbum “Exile On Main St.”, de 1972, na mansão Villa Nellcôte, na Riviera Francesa, o instrumento foi roubado. O roubo teria sido realizado por traficantes locais, a quem supostamente Keith Richards devia dinheiro. Na época, nove guitarras foram roubadas, além do baixo de Bill Wyman e do saxofone de Bobby Keys.
Uma fonte não identificada disse ao site Page Six que Taylor nunca recebeu indenização pelo roubo.
— [Ele] está perplexo sobre como sua propriedade foi parar no acervo do Met.
O empresário Dirk Ziff doou a coleção de guitarras, com instrumentos pertencentes a nomes como Roy Rogers e Mississippi John Hurt.
Novo disco do Rolling Stones
Segundo o jornal The Sun, a banda Rolling Stones já está no estúdio de gravação produzindo um novo álbum. O veículo afirma que os caras já gravaram 13 músicas e agora discutem uma data de lançamento do novo projeto. A formação da banda deve contar com Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, além de Steve Jordan.
O novo disco será o 25º projeto de estúdio do Rolling Stones. O último lançamento aconteceu em 2023, com “Hackney Diamonds“, que marcou o primeiro trabalho original dos Rolling Stones em 18 anos, além da primeira produção sem o baterista Charlie Watts, que morreu em 2021.
A ideia inicial dos Rolling Stones para 2025 era continuar a turnê “Hackney Diamonds” pela Europa, “mas os promotores não conseguiram fazer as datas funcionarem“, acrescentou o The Sun.
*Com informações da Billboard BR
Leia mais
Música inédita de Beyoncé é furtada de carro e polícia busca por suspeito
Ouça o novo álbum de Travis Scott, cheio de referências a Houston
Entenda a polêmica envolvendo nova música de Justin Bieber dedicada à esposa