O que está por trás da banda que admitiu ser IA e conquistou ouvintes pelo mundo

Projeto viral se autodeclara 'uma provocação artística contínua'
The Velvet Sundown é formado pelo Gabe Farrow, Lennie West, Milo Rains e Orion "Rio" Del Mar (Foto: Reprodução)

O grupo The Velvet Sundown admitiu que sua música é gerada por Inteligência Artificial. A banda já soma mais de 900 mil ouvintes no Spotify. Por meio da sua biografia na plataforma, a banda confirmou de forma oficial o que especialistas já afirmavam. As informações são da Rolling Stone.

“The Velvet Sundown é um projeto musical sintético guiado por direção criativa humana e composto, interpretado e visualizado com o apoio de inteligência artificial”, diz a bio da banda.

Segundo o grupo, eles são uma provocação artística criada para desafiar os limites de autoria, identidade e o futuro da própria música na era da IA. A banda viralizou após lançar dois discos em junho e aparecer em playlists populares do Spotify. Um suposto impostor, sob o nome de Andrew Frelon, afirma ter se passado como porta-voz da banda no X (antigo Twitter) e em interações com a imprensa. Por meio das redes sociais, ele alegou que fez isso com o objetivo de testar a mídia.

Na biografia do Spotify, a banda esclarece que “todos os personagens, histórias, músicas, vozes e letras são criações originais geradas com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial utilizadas como instrumentos criativos”.

Leia mais

Nova banda soma mais de 400 mil ouvintes mensais — mas pode nem existir

Whindersson Nunes com Post Malone em Chapecó? Descobrimos o significado da foto que intrigou a web

Ringo Starr não aprova roteiro e pede mudanças em seu filme dos Beatles