O que está por trás do boato de retorno do Orkut

Veja o que as fontes oficiais dizem sobre o retorno da rede social dos anos 2000
Foto: Marcelo Salvatico/Canaltech

Nos últimos dias, o assunto sobre um possível retorno do Orkut voltou a ser pauta nas redes sociais. A motivação para esse debate foi a circulação de um boato baseado em uma entrevista antiga do fundador da plataforma, Orkut Buyukkokten, de 2022.

Diversos internautas passaram a resgatar trechos de uma entrevista, alegando que eles indicam uma possível reativação da rede social ainda em 2025. Contudo, as informações oficiais permanecem sem nenhuma confirmação concreta e indicam que tudo ainda está no campo das especulações.

O conteúdo de 2022 que voltou a circular virou o principal suporte para o boato. Nesse texto, Buyukkokten demonstrou otimismo ao afirmar que está “desenvolvendo algo novo”, mas não deu detalhes ou prazos para o relançamento do Orkut. Desde então, ele continua reforçando que seu foco é criar plataformas que incentivem conexões mais autênticas, criticando os ambientes digitais atuais marcados por toxicidade e pelo uso excessivo de dados pessoais.

Embora a nostalgia envolva muitos fãs, especialistas lembram que nenhuma declaração oficial foi emitida até o momento. O próprio criador do Orkut reconhece que as memórias da rede social ainda são fortes no Brasil, mas garante que qualquer projeto de relançamento ainda está sendo pensado e não possui uma previsão definitiva. Além disso, ele afirmou que sua prioridade é promover um espaço digital mais respeitoso e seguro para todos, com foco na privacidade dos usuários.

Diante de tantas especulações, o mais sensato que o público pode fazer agora é esperar por confirmações confiáveis. Por ora, as redes sociais ainda estão repletas de comentários, memes e debates, porém, o retorno oficial do Orkut ainda é uma incógnita. Como dizem, só o tempo dirá quem conseguirá, de fato, conquistar novamente o topo — seja virtualmente ou na memória afetiva de seus antigos usuários.

Então, é FAKE que o Orkut vai voltar em 2025, e que as fotos antigas na Rede Social serão passiveis de recuperação. Tudo pode acontecer no futuro, mas não agora.

Leia também

Telas pintadas por Ed Sheeran serão vendidas em Londres e dinheiro terá destino nobre

Whindersson Nunes com Post Malone em Chapecó? Descobrimos o significado da foto que intrigou a web