Os 10 melhores filmes slasher de todos os tempos, segundo a Rolling Stone

Com a nova versão de Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado nos cinemas, o subgênero slasher volta aos holofotes com tudo. Sangue, máscaras, adolescentes em apuros e psicopatas carismáticos são os ingredientes que conquistam gerações desde os anos 1970.
Para celebrar essa retomada, a Rolling Stone Brasil elaborou uma lista com os 10 melhores filmes slasher de todos os tempos, unindo pioneiros, cults e renascimentos criativos. Abaixo, veja a seleção e entenda por que cada título merece seu lugar no pódio do terror.










10º Brinquedo Assassino (1988)
Chucky reinventou o slasher ao colocar um serial killer no corpo de um boneco. Sarcástico, violento e imprevisível, o vilão se tornou ícone pop. O filme mistura terror com humor ácido e pavimentou o caminho para antagonistas mais falantes e carismáticos.
9º Acampamento Sinistro (1983)
Com estética exagerada e atmosfera incômoda, o filme subverte a lógica do terror adolescente ao explorar temas como identidade e repressão. O final chocante o eternizou como um dos mais perturbadores do gênero.
8º Sexta-Feira 13 (1980)
O início da lenda de Jason Voorhees começou sem ele com a mãe assumindo os crimes. A ambientação no acampamento Crystal Lake e a revelação no final garantiram o sucesso e deram origem a uma das franquias mais longas do terror.
7º O Massacre da Serra Elétrica 2 (1986)
Ao contrário do primeiro filme, a sequência abraça o grotesco e o humor negro, transformando o caos em espetáculo. Leatherface e família retornam em uma história insana, colorida e barulhenta, que virou clássico cult com o tempo.
6º Pânico 4 (2011)
À frente de seu tempo, o filme critica a obsessão por fama digital e traz um Ghostface mais midiático do que nunca. Com um elenco jovem e afiado, é considerado um dos melhores capítulos da franquia criada por Wes Craven.
5º A Hora do Pesadelo (1984)
Freddy Krueger atacava nos sonhos, onde ninguém podia fugir. Carismático e cruel, virou referência do gênero. Wes Craven criou aqui um dos vilões mais marcantes do cinema, que deu origem a múltiplas sequências e um crossover.
4º Noite do Terror (1974)
Considerado o verdadeiro pai do slasher moderno, Black Christmas é um exercício de tensão e paranoia. Com um assassino invisível e sem origem clara, é um dos filmes mais atmosféricos do terror.
3º Halloween – Noite do Terror (1978)
John Carpenter criou o molde do slasher: vilão mascarado, feriado temático, final girl. Michael Myers é o símbolo do mal puro e silencioso. A tensão constante e a trilha inesquecível transformaram o longa em referência obrigatória.
2º Pânico (1996)
Ao mesmo tempo sátira e homenagem, Pânico redefiniu o gênero nos anos 90. Com diálogos metalinguísticos, regras para sobreviver e uma heroína forte, virou franquia e influenciou uma nova geração de filmes de terror.
1º O Massacre da Serra Elétrica (1974)
Brutal e cru, o filme de Tobe Hooper é um marco absoluto do cinema de horror. Com atmosfera opressiva e sensação documental, o longa colocou Leatherface como um símbolo da violência sem sentido real e palpável. É o slasher que escancarou o terror mais visceral possível.