Os três melhores álbuns de todos os tempos, segundo Paul McCartney

Mesmo tendo feito história com os Beatles e assinado algumas das canções mais icônicas do século 20, Paul McCartney nunca deixou de ser, antes de tudo, um amante da boa música. Em seu site oficial, o músico britânico revelou quais são seus três álbuns favoritos de todos os tempos obras que, para ele, são verdadeiros marcos artísticos e emocionais.
“Meus álbuns favoritos de outros artistas tendem a ser: Music from Big Pink, do The Band, Pet Sounds, dos Beach Boys, e Harvest, do Neil Young”, compartilhou Paul.
Relembre as passagens icônicas de Paul McCartney por Santa Catarina
Mais do que admiração técnica ou estética, a escolha tem a ver com sensações. “São três clássicos que amo ouvir, e todos me lembram de momentos específicos da minha vida”, disse o ex-Beatle, que também reforçou o impacto emocional profundo que essas obras provocam.
Entre os três, Pet Sounds ocupa um lugar especial no coração de McCartney. Ele já afirmou, em diversas entrevistas, que o álbum de 1966 foi um divisor de águas para os Beatles.
A faixa “God Only Knows”, por exemplo, tem um poder tocante sobre ele. “É uma das poucas canções que me fazem chorar toda vez que ouço”, revelou à BBC. “É apenas uma canção de amor, mas feita de forma brilhante.
Além da conexão com essas obras de outros artistas, McCartney também comentou que, ao tocar suas próprias músicas, é inevitável reviver lembranças dos tempos de estúdio com John Lennon, George Harrison e Ringo Starr. “O mais bonito de apresentar minhas músicas é que muitas vezes elas me trazem de volta memórias de quando as gravamos. Isso sempre envolve lembranças doces de John e George no estúdio”, disse com carinho.
A seguir, conheça os três discos que, segundo Paul McCartney, figuram entre os melhores de todos os tempos:
The Band – Music from Big Pink
Lançado em 1968, o disco de estreia da The Band mistura country, rock, folk, blues e soul em uma combinação original e marcante. Bob Dylan, próximo do grupo naquele período, colaborou com três faixas e até assinou a pintura da capa. O álbum foi aclamado por seu som cru e autêntico, e influenciou uma geração inteira de músicos — incluindo Paul.
The Beach Boys – Pet Sounds
Considerado o ponto alto da carreira dos Beach Boys, Pet Sounds (1966) revolucionou a música pop com arranjos sofisticados, harmonias inovadoras e uma abordagem emocional até então rara no gênero. O disco nasceu da mente inquieta de Brian Wilson e acabou inspirando diretamente os Beatles em Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band.
Neil Young – Harvest
O quarto álbum de estúdio de Neil Young, lançado em 1972, é um dos mais amados da discografia do canadense. Traz participações de nomes como Linda Ronstadt, James Taylor, David Crosby e Stephen Stills, além da Orquestra Sinfônica de Londres. Harvest conquistou o topo das paradas e permanece como um clássico do folk-rock.