Saiba quem é o brasileiro indicado ao Oscar 2026 de Melhor Fotografia

O diretor de fotografia Adolpho Veloso, paulista de 37 anos, foi indicado ao Oscar 2026 na categoria de Melhor Fotografia pelo filme “Sonhos de Trem” — produção original da Netflix. A indicação aconteceu na manhã desta quinta‑feira (22) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Antes de tudo, Veloso já havia vencido o Critics Choice Awards 2026 na mesma categoria, após chamar atenção da crítica pela estética marcada no uso de luz natural e composições rigorosas.
O filme dirigido por Clint Bentley acompanha a trajetória de Robert Grainier (Joel Edgerton), trabalhador que enfrenta as transformações sociais e tecnológicas do início do século XX. Nesse sentido, o brasileiro ganhou elogios pela capacidade de traduzir visualmente o isolamento, o luto e a passagem do tempo na vida do protagonista.
Por outro lado, Veloso passa a disputar o prêmio com nomes de peso, incluindo Claudio Miranda (F1), Dan Laustsen (Frankenstein) e Łukasz Żal (Hamnet). A cerimônia de entrega das estatuetas está marcada para 15 de março de 2026, no Dolby Theatre, em Los Angeles.
Além disso, o anúncio completa o bom momento do cinema brasileiro na temporada e “O Agente Secreto” também figura entres os indicados. O longa de Kleber Mendonça Filho recebeu indicações nas categorias Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Elenco, e por fim, Melhor Ator, para Wagner Moura.
Leia também
Oscar 2026: confira lista completa dos indicados
Grammy Awards 2026: confira a lista de indicados
VÍDEO: Wagner Moura ensina Kelly Clarkson a sambar em entrevista nos EUA
