Talentoso e caricato, Ozzy Osbourne deixa legado inesquecível para o rock

Excêntrico, único e um dos maiores nomes do rock mundial. Ozzy Osbourne morreu nesta terça-feira (22), aos 76 anos, mas deixa um legado que nada poderá apagar. Ele praticamente inventou o heavy metal — e, anos depois, foi um dos pioneiros em reality shows.
O príncipe das trevas lutava contra o Parkinson há anos, e via a saúde se deteriorar. A escolha de se despedir dos palcos em 5 de julho não poderia ter sido mais acertada. Ovacionado por fãs e por colegas da música, finalizou a carreira da mesma forma eletrizante que a conduziu por todos os anos.
Porã Bernardes, head da Atlântida SC e fã de carteirinha da banda, pontua que Ozzy foi “fundamental na criação de um estilo com fãs apaixonados pelo mundo todo, o Heavy Metal”:
— No início, com o Black Sabbath, criou o rock pesado. Na carreira solo, divulgou guitarristas talentosos, como Randy Rhoads, Zakk Wylde e outros, popularizou o metal através de álbuns incríveis, atravessando décadas, sempre fazendo a diferença. Criou o OzzFest, fez programas de tv… Uma voz única, talento nato, que nos deixa, tendo feito uma despedida épica há três semanas no show Back to The Begining.
Legado inesquecível
Não são apenas os fãs que ovacionam Ozzy. O baterista do Metallica, Lars Ulrich, ao introduzir o Black Sabbath no Hall da Fama do Rock and Roll em 2006, disse que, “em qualquer dia, o gênero heavy metal poderia muito bem ser subintitulado ‘Música derivada do Black Sabbath'”.
Guitarrista do Queen, Brian May o descreveu como “um cantor esguio que chorava de um jeito que deixava os pais das crianças desesperados”.






Morte de Ozzy
O cantor britânico Ozzy Osbourne morreu aos 76 anos. Conhecido como o “Príncipe das Trevas”, ele foi um dos nomes mais importantes da história do heavy metal, principalmente como vocalista da banda Black Sabbath e em carreira solo. A causa da morte ainda não foi divulgada, e a informação foi confirmada pela família dele, nesta terça-feira (22).
Natural de Birmingham, na Inglaterra, Ozzy realizou em 5 de julho seu último show, na cidade onde nasceu. O evento, anunciado como “o maior show de heavy metal de todos os tempos”, contou com a participação dos ex-integrantes do Black Sabbath e foi acompanhado por milhares de fãs presencialmente e pela internet.
Leia também
Último show de Ozzy Osbourne será exibido nos cinemas em 2026
Megadespedida de Black Sabbath arrecada milhões de dólares; veja valores