Zayn Malik, ex-One Direction, compartilha música com desabafo sobre racismo: “Encurralado”

O cantor britânico Zayn Malik, ex-integrante da boy band One Direction, divulgou um trecho de sua nova faixa “Fuchsia Sea” nas redes sociais. A publicação, no último sábado, gerou repercussão após o artista sugerir na letra que enfrentou racismo durante sua passagem pelo grupo.
A versão completa da música será lançada em breve. O clipe tem mais de dois minutos e quarenta e oito segundos, a frase que mais se destaca vem perto do final do primeiro verso e parece ser uma referência específica à sua época no One Direction.
“Trabalhei duro numa banda branca, e eles ainda riam do asiático”, diz Zayn em um dos versos.
Em outro trecho, ele afirma:
“Estou tão encurralado que eles acham que tenho um fascínio por tijolos… E enquanto eles se concentram na elevação, eu tenho uma viagem de ida e volta para a constelação”.
Em 2024, o cantor lançou uma faixa com o mesmo nome, Fuchsia Sea, que trata do fim de um relacionamento. “Como você pode quebrar se já está quebrado?”, canta ele.
Zayn, de 32 anos, é filho de pai muçulmano paquistanês e mãe inglesa de ascendência irlandesa. O cantor já falou sobre enfrentar racismo e intolerância, especialmente quando criança em Bradford, Inglaterra. Ele integrou o One Direction ntre 2010 e 2015, ao lado de Harry Styles, Louis Tomlinson, Niall Horan e Liam Payne. A banda, formada no Reino Unido, entrou em hiato em 2016 e não retomou as atividades.
Enquanto estava no One Direction, ele ocasionalmente falava sobre ser alvo de assédio online. Em uma entrevista de 2012, Zayn disse: “Coisas desagradáveis [foram ditas] como ‘eu sou um terrorista’. Como você pode justificar isso? Como você pode me chamar assim e se safar?”






Repercussão
Os ex-colegas de banda não comentaram o assunto. Já os fãs da banda e do cantor reagiram à prévia nas redes sociais. Nos comentários da publicação, seguidores relembraram episódios de racismo que Zayn teria enfrentado durante sua trajetória no One Direction.
“Não falamos o suficiente sobre o racismo e a islamofobia que Zayn enfrentou como o único membro não branco do One Direction. Fizeram memes chamando ele de ‘terrorista’. É nojento”, comentou uma seguidora. Outro comentário diz: “Eu sinto que o Zayn é o [integrante do One Direction] favorito de muitas pessoas.”
*Com informações do g1 e da Rolling Stone.
Leia mais
As críticas e referências de Bad Bunny aos EUA e a Donald Trump no clipe de “NUEVAYol”
Anne Hathaway revela inspiração em Lady Gaga e Taylor Swift e as estratégias para novo filme