Famosos

11 anos sem Chorão: coisas que você não sabia sobre sua história

todaymarço 6, 2024

Fundo
share close

Há 11 anos, Alexandre Magno Abrão, o eterno Chorão, nos deixava. Nascido na Vila Rosa, em São Paulo, o skate foi uma grande paixão que carregou consigo desde a adolescência. Além do esporte, outra habilidade o movia: foi líder do Charlie Brown Jr. e usou a música para fazer história.

Falecimento do astro Chorão completa 11 anos
Foto: Reprodução

Entre altos e baixos, foi vocalista do grupo por 21 anos – com 11 álbuns em estúdio, 4 álbuns ao vivo e 7 DVDs lançados -, até falecer em 2011. Chorão deixou o filho Alexandre Ferreira Lima Abrão, nascido em 1995, e a companheira Graziela Gonçalves, conhecida pelos fãs como Grazon, que esteve com o astro por duas décadas.

Chorão e Grazon foram companheiros por duas décadas
Foto: Reprodução

Relembre curiosidades sobre Chorão

ORIGEM DO APELIDO “CHORÃO”

A galera do skate sempre bota apelidos e tal, e eu era meio tímido, ficava só olhando. Então, passou um cara um dia e falou, ‘Pô, não chora, anda de skate’. Aí passou outro, ‘Não chora, anda de skate’. Aí pegou Chorão. Eu comecei a andar mas o Chorão ficou”, explicou Chorão em entrevista.

O apelido deu tão certo que ele não só aderiu no dia a dia, como também nas competições como skatista profissional. Inclusive, durante torneio nacional, entre o final da década de 1980 e início de 1990.

Alexandre recebeu o apelido “Chorão” ainda na adolescência
Foto: Reprodução

ESTUDOS

Na escola, não tinha um bom desempenho. Estudou até a sétima série em São Paulo e, mais tarde, continuou seus estudos em Santos, mas acabou desistindo. Sempre frequentou escolas estaduais e quando decidiu levar os estudos a sério, tentou ingressar em uma escola particular, mas seu pai não tinha recursos para arcar com as despesas.

SKATE

Aos 14 anos, começou no esporte. Seu primeiro skate foi improvisado com um shape velho e rodas de patins, montado por amigos mais velhos. Inicialmente, seu objetivo era apenas se integrar ao grupo, mas em um ano já estava competindo e conquistou o segundo lugar. Costumava ficar entre os três, quatro ou cinco primeiros, mesmo com os poucos recursos.

Chorão em 1986
Foto: Reprodução

INÍCIO NA MÚSICA

Com 21 anos, Alexandre cruzou embriagado por um bar em Santos chamado Creperie. Nesse momento, quem se apresentava era uma banda chamada Matrix. Quando o vocalista saiu do palco para beber água, Chorão subiu e disse: “Agora é comigo!”.

Com o microfone em mãos, improvisou a letra de uma música do Suicidal Tendencies. Apesar de estar alcoolizado, foi convidado por um frequentador do bar para fazer uma audição no dia seguinte.

 

Escrito por Mariana Franco

Rate it

A RÁDIO ATLÂNTIDA

A maior geradora multiplataforma de inovação e conteúdo jovem de Santa Catarina e a melhor vibe do FM!

QUERO ANUNCIAR!