Música

2oo artistas assinam carta contra Inteligência artificial

todaymaio 7, 2024

Fundo
share close

A polêmica sobre o uso da inteligência artificial no universo musical segue constante. Dessa vez, mais de 200 artistas assinaram uma petição aberta, publicada pela ONG Artists Rights Alliance, pedindo a abolição do uso irresponsável dessa tecnologia. Stevie Wonder, Katy Perry, Jason Isbell, Nicki Minaj, Pearl Jam, Jon Bon Jovi e Billie Eilish foram alguns dos signatários. “Infelizmente, algumas plataformas e desenvolvedores estão usando IA para sabotar criatividade”, diz parte da carta.

Apesar de parecer uma carta contra a IA, o conteúdo do documento é muito mais profundo e aberto a interpretações. Afinal, a novidade já é utilizada em vários processos não essenciais na construção de músicas e melodias. As opiniões divergem quando o uso da tecnologia é empregado em gravações completas, como a composição de álbuns a partir da execução de um algoritmo.

“Quando usada de forma irresponsável, a inteligência artificial representa enormes ameaças à nossa capacidade de proteger a nossa privacidade, identidades, música e meios de subsistência”, afirma a ONG. 

No entanto, a petição reconhece que existe “um potencial enorme na inteligência artificial para dar avanço à criatividade humana e permitir o desenvolvimento de novas e empolgantes experiências para fãs de música”, mas que esses processos precisam ser feitos de forma responsável.

“Devemos nos proteger contra o uso predatório da IA para roubar vozes e imagens de artistas profissionais, violar os direitos dos criadores e destruir o ecossistema musical.”, complementam. 

Além dos artistas vivos, representantes da obra de Bob Marley e Frank Sinatra também apoiaram o abaixo-assinado. Jen Jacobsen, diretora executiva da Artists Rights Alliance, também divulgou uma declaração junto à carta.

“Músicos profissionais já têm dificuldades de pagar as contas no ambiente de streaming, e agora tem que se preocupar em competir contra uma avalanche de barulho gerado por IA. O uso antiético de geração de inteligência artificial para substituir artistas humanos vai desvalorizar todo o ecossistema musical – para artistas e fãs.”, disse.

LEIA MAIS:

Escrito por Julia Duvoisin

Rate it

A RÁDIO ATLÂNTIDA

A maior geradora multiplataforma de inovação e conteúdo jovem de Santa Catarina e a melhor vibe do FM!

QUERO ANUNCIAR!