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Publicitário de SC viraliza ao protagonizar ações sociais na turnê de Taylor Swift

todaynovembro 22, 2023

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Há sete dias, Carlos Eduardo Leite, 24, morador de Blumenau, não imaginava que a sua vida viraria de cabeça para baixo a 1048 quilômetros dali, no Rio de Janeiro, durante a temporada de shows da Taylor Swift, que chegou ao Brasil com a The Eras Tour no dia 16 de novembro. 

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Carlos Eduardo foi no show de Taylor Swift no dia 19 de novembro – Foto: acervo pessoal/reprodução

O publicitário sabia que a cobertura da passagem da cantora no Brasil não seria fácil, afinal, participa há mais de 10 anos de uma das páginas de fãs mais famosas da artista no país, a Update Swift Brasil. A USB ganhou repercussão nacional na última semana, somando mais de 274,4 milhões de impressões na rede social X. Só nas publicações da página, Carlos Eduardo e seus colegas emplacaram cerca de 200 mil favoritos por dia. Mas o grande resultado aconteceu em perfis alheios à página. O nome “Update Swift Brasil” foi citado inúmeras vezes por apoiadores em todo o Brasil. O usuário @venoricaislost, por exemplo, publicou “e São Paulo vai finalmente ganhar um prefeito essa semana. Pode entrar Update Swift Brasil”. A publicação já soma mais de 19 mil curtidas.

Com o time de mais 12 pessoas, Cadu foi preparado para, além de realizar o sonho de ver sua ídola, emplacar algum tipo de impacto social através dos seus mais de 200 mil seguidores. Apesar de isolados, acontecimentos como a homenagem no Cristo Redentor, a distribuição gratuita de água nas filas e a vaquinha para arrecadar fundos para a família da fã que faleceu durante o show, foram idealizados pelo grupo que o morador de Blumenau participa. 

Inicialmente, a ideia de tentar homenagear a cantora no Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo, era um sonho distante. Mas o objetivo foi abraçado por milhares de pessoas, inclusive pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD). Em suas redes sociais, o político publicou um vídeo impulsionando o desejo dos fãs e confirmando o pedido. “Nós vamos ter a Taylor Swift devidamente homenageada, a sua chegada a terras cariocas. Seja bem-vinda, Taylor Swift, e fiquem felizes, swifties”, disse. A projeção aconteceu na noite do dia 16 de novembro. 

A informação que nunca veio à público é que a imagem no santuário não foi algo que aconteceu somente por conta do amor e apoio à cantora. “Precisavam de uma contrapartida”, explicou Carlos, “junto com eles montamos uma ação para doar água e panetone para a população em situação de rua do Rio de Janeiro”. Ao todo, foram arrecadados mais de R$ 200 mil, ultrapassando a expectativa de todos os envolvidos. 

Na manhã do primeiro dia de show, milhares de fãs já estavam na fila do estádio Nilton Santos para apresentação, a temperatura máxima chegou a atingir 39,1ºC. No Engenhão, sem a possibilidade de levar garrafas de água, os mais de 60 mil fãs enfrentaram a sensação térmica de 59°C. Neste show, Ana Benevides, de 23 anos, morreu no local. A partir do momento que a notícia foi confirmada, a manchete ganhou o país. No meio de inúmeras falas e posicionamentos, dois agentes permaneciam calados: a Tickets for Fun, responsável pelo evento, e a equipe de Taylor. A partir deste instante, Carlos Eduardo e os membros da fan page decidiram que precisavam agir: 

– Entramos em contato diversas vezes com a Tickets for Fun para solicitar água, que é algo tão básico. Não tivemos retorno – conta. 

Sem o amparo da produtora do evento, o time da Update Swift Brasil  conversou com fornecedores de água da cidade para buscar uma parceria gratuita. A única que aceitou foi a empresa Minalba. A ação garantiu mais de 32, 5 mil garrafas de água para quem aguardava o show. No primeiro dia da ação, conseguiram apenas a liberação para distribuição fora do estádio. No segundo, com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, entraram no estádio Nilton Santos. Além disso, em uma vaquinha interna, Carlos Eduardo e seus colegas compraram 200 picolés para os fãs.

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Dois caminhões com garrafa de água chegaram no Engenhão – Foto: Carlos Eduardo Leite

A comoção com a morte de Ana tomou conta dos fãs, inclusive da equipe que atuava com Carlos. O time entrou em contato com a família de Ana e todas informações publicadas sobre o assunto na página, passavam antes pela confirmação dos familiares. Os pais souberam que a Tickets for Fun não arcaria com os custos do transporte do corpo da filha até a sua cidade. Com mais de 200 mil seguidores, os integrantes da Update Swift Brasi resolveram usar a plataforma para fazer o bem. Uma vaquinha foi aberta e em menos de um dia conseguiram o dinheiro necessário para Ana voltar para casa. 

Cadu confessa que durante os dez anos que participa da fan page teve momentos de incerteza e insegurança. Mas hoje, reconhecendo o impacto que ele e seus 12 amigos tiveram na vida de tantas pessoas, o orgulho é o sentimento que predomina. Com a grandiosidade das ações, a Updates Swift Brasil também foi reconhecida, mais de uma vez, pela equipe de Taylor Swift. 

– Nós não queremos ser apenas uma fonte de informações da Taylor.  Queremos usar nossa influência para dar voz e visibilidade para questões que não são levantadas facilmente – conta.

Escrito por Julia Duvoisin

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