A RÁDIO ATLÂNTIDA
A maior geradora multiplataforma de inovação e conteúdo jovem de Santa Catarina e a melhor vibe do FM!
SINTONIZE
Ouça a rádio da sua vida
Atlântida Floripa A melhor vibe de Floripa
Atlântida Blumenau A melhor vibe de Blumenau
Atlântida Joinville A melhor vibe de Joinville
Atlântida Criciuma A melhor vibe de Criciúma
Atlântida Chapecó A melhor rádio de Chapecó
Dona de sucessos mundiais, visuais polêmicos e opiniões ácidas, Doja Cat se consagrou como um dos maiores nomes da atualidade. Nascida e crescida nos Estados Unidos, a cantora vem de uma família de artistas e começou a investir em sua carreira ainda na adolescência.
Amala Ratna Zandile Dlamini nasceu em 21 de outubro de 1995. Filha da pintora Deborah Elizabeth Sawyer e de Dumisani Dlamini, ator, compositor e produtor sul-africano, reconhecido por seu papel em Sarafina! O Som da Liberdade, Doja Cat cresceu em uma família de artistas.
Natural de Los Angeles, ainda no início da infância, a cantora se mudou para Nova Iorque. Depois dos cinco anos, voltou a viver na Califórnia apenas com sua mãe, já que seu pai era ausente em sua criação. Ainda criança, começou a praticar esportes radicais, como surf e skate, no entanto, não deixou de lado sua paixão e dividiu o tempo também com o sapateado, balé e jazz.
Já na adolescência, começou a frequentar aulas de breakdance. Foi assim que desenvolveu amor pela dança e, como consequência, participou de algumas competições – esses foram os primeiros passos para o início de sua carreira.
Aos 16 anos, largou o ensino médio para se dedicar à música.
Nos primeiros anos da carreira, escrevia e produzia suas próprias canções através de programas simples de edição. O resultado, a artista compartilhava em plataformas de streaming. Aos poucos, ganhou espaço e a atenção do público.
Em 2014, assinou contrato com a primeira gravadora, RCA Records. Nessa época, gravou seu EP de estreia, intitulado Purrr!. Seu single de maior sucesso foi So High, com ritmo voltado para R&B.
Quatro anos depois, Amala, seu primeiro álbum de estúdio, trouxe um compilado de diversas fases de sua carreira. A virada de chave foi com a canção MOOO!, que viralizou nas redes socais. Hoje, seu videoclipe acumula mais de 130 milhões de visualizações no YouTube.
Até o momento, lançou quatro álbuns de estúdio muito bem recebidos pela crítica e pelos fãs: com Amala, alcançou a 138ª posição na Billboard 200 em 2019. Já Hot Pink, seu segundo projeto, ocupou a posição #9 um ano depois. Seu penúltimo trabalho, Planet Her, divulgado em 2021, esteve quatro semanas na segunda posição do ranking. Por fim, Scarlet, de 2023, se tornou #1 na Billboard Hot 100 dos Estados unidos.
“Doja Cat” se popularizou e a cantora explicou o significado do nome artístico: O “Cat” vem do seu amor por gatos e felinos em geral. Já “Doja” é uma gíria para maconha. A norte-americana escolheu “Doja” porque a palavra remete a um nome feminino e também porque o consumo de maconha foi bastante frequente no início de sua carreira.
Escrito por Mariana Franco
A maior geradora multiplataforma de inovação e conteúdo jovem de Santa Catarina e a melhor vibe do FM!
Ouça a rádio da sua vida
© 2023 ATLÂNTIDA FM FLORIANÓPOLIS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.