A RÁDIO ATLÂNTIDA
A maior geradora multiplataforma de inovação e conteúdo jovem de Santa Catarina e a melhor vibe do FM!
SINTONIZE
Ouça a rádio da sua vida
Atlântida Floripa A melhor vibe de Floripa
Atlântida Blumenau A melhor vibe de Blumenau
Atlântida Joinville A melhor vibe de Joinville
Atlântida Criciuma A melhor vibe de Criciúma
Atlântida Chapecó A melhor rádio de Chapecó
O vinil está de volta ao mercado! Pela primeira vez em 35 anos, em 2023, as pessoas compraram mais LPs de vinil do que CDs. No entanto, o notável retorno deste estilo musical aparentemente obsoleto levantou preocupações sobre as consequências ambientais causadas pela fabricação e envio de milhões de discos principalmente feitos de plástico. Entenda como atualmente artistas como a banda Coldplay estão buscando a melhoria na sustentabilidade da produção de vinis.
“Não consigo nem expressar o quanto isso é um desperdício. Eu acho isso realmente frustrante como alguém que realmente se esforça para ser sustentável e faz o melhor que posso e tenta envolver todos na minha equipe para ser sustentável – e então são alguns dos maiores artistas do mundo fazendo porra 40 embalagens de vinil diferentes que têm algo único e diferente, apenas para que você continue comprando mais.”, disse Billie Eilish à Billboard no início deste ano sobre o boom do vinil e a maneira como muitos artistas estão pressionando várias versões de um álbum para aumentar as vendas e a posição nas paradas.
Mas Billie não é a única preocupada! Isso porque a Rolling Stone contou que agora, as práticas sustentáveis para a produção de vinis estão chegando ao mercado de massa.
Eilish descobriu maneiras mais sustentáveis de lançar seu último álbum, Hit Me Hard and Soft, principalmente em vinil e cassete. No início deste mês, o Coldplay anunciou o lançamento de seu décimo álbum, Moon Music. O produto tem uma ampla gama de formatos, atendendo aos “novos padrões de sustentabilidade”. Neste ano, muitas fábricas de prensagem de vinil sustentáveis surgiram em todo o mundo. Na Holanda, a Deepgrooves. Na Flóida, a Audiodrome Record Pressing.
Além disso, uma das melhores maneiras de tornar o vinil mais consciente do meio ambiente é evitar o material que geralmente se usa na fabricação. Esse pode ser polímero plástico, cloreto de polivinila ou PVC. Isso porque, como observado em um artigo do Guardian de 2020, o PVC é parcialmente sintetizado a partir de produtos petroquímicos. Depois, misturam ele com outros aditivos para produzir um composto plástico. O texto continua dizendo que o próprio PVC contém produtos químicos cancerígenos e que todos os tipos de resíduos tóxicos fazem parte do processo de fabricação.
Para fazer as versões físicas de Moon Music, o Coldplay fez uma parceria com a Sonopress, uma empresa alemã que trabalhou com a Warner Music Group, para lançar o EcoRecord no ano passado. Em vez de usar PVC, esses discos são feitos de um material base de tereftalato de polietileno (PET), que também é um polímero plástico, mas muito reciclável. A Sonopress diz que o EcoRecord pode ser feito de PET 100% reciclado, como garrafas plásticas, com cerca de nove garrafas formando um LP.
Ao anunciar Moon Music , o Coldplay disse que a produção de seus LPs de vinil – em comparação com o tradicional LP de vinil de 140g – evitaria o uso de 25 toneladas métricas de plástico virgem, ao mesmo tempo que reduziria 85% das emissões de CO2 durante o processo de fabricação. Enquanto isso, os CDs Moon Music , também fabricados pela Sonopress, foram feitos com 90% de policarbonato reciclado proveniente de resíduos que, de outra forma, teriam ido parar em aterros sanitários.
Essas e outras iniciativas estão sendo reconhecidas pelo mercado de massa e tendem a crescer nos próximos anos.
Escrito por Marina Soares
By Atlântida
18:00 - 19:00
19:00 - 21:00
21:00 - 22:00
22:00 - 00:00
06:00 - 07:00
A maior geradora multiplataforma de inovação e conteúdo jovem de Santa Catarina e a melhor vibe do FM!
Ouça a rádio da sua vida
© 2023 ATLÂNTIDA FM FLORIANÓPOLIS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.