Destaque

Entenda como o Coldplay tornará a produção de vinis sustentável

todayjunho 27, 2024

Fundo
share close

O vinil está de volta ao mercado! Pela primeira vez em 35 anos, em 2023, as pessoas compraram mais LPs de vinil do que CDs. No entanto, o notável retorno deste estilo musical aparentemente obsoleto levantou preocupações sobre as consequências ambientais causadas pela fabricação e envio de milhões de discos principalmente feitos de plástico. Entenda como atualmente artistas como a banda Coldplay estão buscando a melhoria na sustentabilidade da produção de vinis.

A polêmica de Billie

“Não consigo nem expressar o quanto isso é um desperdício. Eu acho isso realmente frustrante como alguém que realmente se esforça para ser sustentável e faz o melhor que posso e tenta envolver todos na minha equipe para ser sustentável – e então são alguns dos maiores artistas do mundo fazendo porra 40 embalagens de vinil diferentes que têm algo único e diferente, apenas para que você continue comprando mais.”, disse Billie Eilish à Billboard no início deste ano sobre o boom do vinil e a maneira como muitos artistas estão pressionando várias versões de um álbum para aumentar as vendas e a posição nas paradas.

Mas Billie não é a única preocupada! Isso porque a Rolling Stone contou que agora, as práticas sustentáveis para a produção de vinis estão chegando ao mercado de massa.

As ideias de Coldplay

Eilish descobriu maneiras mais sustentáveis de lançar seu último álbum, Hit Me Hard and Soft, principalmente em vinil e cassete. No início deste mês, o Coldplay anunciou o lançamento de seu décimo álbum, Moon Music. O produto tem uma ampla gama de formatos, atendendo aos “novos padrões de sustentabilidade”. Neste ano, muitas fábricas de prensagem de vinil sustentáveis surgiram em todo o mundo. Na Holanda, a Deepgrooves. Na Flóida, a Audiodrome Record Pressing.

Além disso, uma das melhores maneiras de tornar o vinil mais consciente do meio ambiente é evitar o material que geralmente se usa na fabricação. Esse pode ser polímero plástico, cloreto de polivinila ou PVC. Isso porque, como observado em um artigo do Guardian de 2020, o PVC é parcialmente sintetizado a partir de produtos petroquímicos. Depois, misturam ele com outros aditivos para produzir um composto plástico. O texto continua dizendo que o próprio PVC contém produtos químicos cancerígenos e que todos os tipos de resíduos tóxicos fazem parte do processo de fabricação.

A ajuda de Coldplay

Para fazer as versões físicas de Moon Music, o Coldplay fez uma parceria com a Sonopress, uma empresa alemã que trabalhou com a Warner Music Group, para lançar o EcoRecord no ano passado. Em vez de usar PVC, esses discos são feitos de um material base de tereftalato de polietileno (PET), que também é um polímero plástico, mas muito reciclável. A Sonopress diz que o EcoRecord pode ser feito de PET 100% reciclado, como garrafas plásticas, com cerca de nove garrafas formando um LP. 

Ao anunciar Moon Music , o Coldplay disse que a produção de seus LPs de vinil – em comparação com o tradicional LP de vinil de 140g – evitaria o uso de 25 toneladas métricas de plástico virgem, ao mesmo tempo que reduziria 85% das emissões de CO2 durante o processo de fabricação. Enquanto isso, os CDs Moon Music , também fabricados pela Sonopress, foram feitos com 90% de policarbonato reciclado proveniente de resíduos que, de outra forma, teriam ido parar em aterros sanitários. 

Essas e outras iniciativas estão sendo reconhecidas pelo mercado de massa e tendem a crescer nos próximos anos.

SAIBA MAIS

Escrito por Marina Soares

Rate it

A RÁDIO ATLÂNTIDA

A maior geradora multiplataforma de inovação e conteúdo jovem de Santa Catarina e a melhor vibe do FM!

QUERO ANUNCIAR!