Música

O que significa a perda de músculos de Céline Dion?

todaydezembro 20, 2023

Fundo
share close

Na última semana, a irmã de Céline Dion, Claudette, afirmou que a icônica cantora perdeu o controle dos músculos em decorrência da rara Síndrome de Pessoa Rígida, diagnosticada em 2022. Apesar do tratamento e o acompanhamento com especialistas continuar, a doença não tem cura até o momento. 

Céline Dion é portadora de rara síndrome – Foto: reprodução

“Ela trabalha muito, mas não tem controle dos músculos. O que me parte o coração é que ela sempre foi muito disciplinada. Sempre trabalhou duro”, lamentou a irmã. “Mamãe sempre dizia para ela: “Você vai fazer isso certo, você vai fazer isso certo”, lembrou Claudette.

Apesar de muito difundida nos últimos anos por conta de Céline, muitas pessoas não sabem os detalhes da doença. Separamos algumas informações para você ficar por dentro do quadro clínico da artista. 

O que é a síndrome da pessoa rígida?

A síndrome da pessoa rígida é um distúrbio neurológico raro que causa espasmos musculares intensos e rigidez nos membros do corpo. Uma em cada 1 milhão de pessoas no mundo apresentam a doença. No Brasil, os dados ainda são inconclusivos. 

O corpo do paciente produz anticorpos (anti-GAD) que atacam células nervosas na medula espinhal, responsáveis pelo controle muscular. Essa ação afeta o equilíbrio entre contração e relaxamento muscular, resultando em espasmos e rigidez excessiva.

Associações e causas

A síndrome aflige mais mulheres do que homens e está relacionada a doenças autoimunes. Ela pode estar associada a problemas de saúde como diabetes tipo 1, tireoidite de Hashimoto e diversos tipos de câncer.

Principais sintomas

Os sintomas iniciam com rigidez no tronco e no abdômen, indo em direção aos membros superiores e inferiores, resultando em rigidez nos músculos da deglutição e respiração. 

Tratamento e qualidade de vida

Apesar de ainda não possuir uma cura, os pacientes são capazes de ter qualidade de vida. O tratamento, sob a supervisão de um neurologista, pode incluir o uso de relaxantes musculares, imunomoduladores, corticoides, anticorpos e terapias de filtragem do plasma do sangue, adaptadas às necessidades de cada paciente

LEIA MAIS

Escrito por Julia Duvoisin

Rate it

A RÁDIO ATLÂNTIDA

A maior geradora multiplataforma de inovação e conteúdo jovem de Santa Catarina e a melhor vibe do FM!

SINTONIZE

Ouça a rádio da sua vida

QUERO ANUNCIAR!