Ouça cinco músicas emblemáticas que celebram a Independência dos EUA no 4 de Julho

Dia 4 de Julho é feriado nos Estados Unidos porque simboliza o Dia da Independência do país marcando a liberdade e a soberania. Nesse dia, foi aprovada a Declaração de Independência em 1776, onde as 13 colônias norte-americanas declararam sua independência da Grã-Bretanha, tornando-se uma nação soberana.
Além das tradicionais celebrações com fogos de artifício e desfiles, a música também desempenha um papel importante na comemoração dessa data. Muitas canções foram inspiradas pelo espírito de independência e liberdade que define o 4 de Julho.
Relembre músicas que foram inspiradas pelo feriado americano, seja pela celebração ou pela crítica ao estilo de vida estadunidense.
“Party In The U.S.A.” de Miley Cyrus
A música interpretada por Miley Cyrus, é uma celebração vibrante da cultura pop americana e da experiência de se aventurar em um novo ambiente. Lançada em 2009, a canção se tornou um hino para muitos que se identificam com a sensação de deslumbramento e ansiedade ao chegar em um lugar repleto de promessas e fama, como Los Angeles, cidade retratada na música. A tradução para o português “festa nos Estados Unidos”, faz referência a grande festa feita pelos americanos no Dia da Independência do país.
“Firework” de Katy Perry
Lançada em 2010, a música é um convite para que as pessoas mostrem seu valor e deixem sua luz interior brilhar. A referência ao 4 de Julho, o Dia da Independência dos Estados Unidos, conhecido por seus espetaculares shows de fogos de artifício, serve como uma metáfora para a explosão de cores, alegria e autoexpressão que cada pessoa é capaz de exibir.
“Made In The USA” de Demi Lovato
A música, lançada em 2013, é um hino de amor que celebra a força e a resiliência de um relacionamento, comparando-o à robustez e ao orgulho nacional dos Estados Unidos celebrado no feriado. A letra utiliza metáforas e imagens que remetem à cultura e ao cenário dos Estados Unidos para descrever um relacionamento amoroso, com uma forte dose de patriotismo americano.
“American Life” de Madonna
Lançada em 203, a música é uma crítica ácida ao estilo de vida americano e à busca incessante pelo sucesso e pela imagem perfeita tanto celebrada no 4 de Julho. A letra começa com questionamentos sobre a necessidade de mudanças pessoais para alcançar a fama, sugerindo uma reflexão sobre as pressões sociais para se encaixar em padrões estéticos e de comportamento.
“American Idiot” do Green Day
“American Idiot” é outra música que crítica o estilo de vida e comportamento americano. A canção é considerada um hino de crítica social e política, e marcou a discografia do grupo e na cultura punk rock. Lançada em 2004, em um contexto de tensões políticas nos Estados Unidos, especialmente devido à Guerra do Iraque e à reeleição de George W. Bush, a canção é um manifesto contra a conformidade e a manipulação midiática.
Leia também
Agora é oficial: Katy Perry e Orlando Bloom estão se separando após 8 anos juntos
Noel Gallagher surpreende ao falar sobre volta do Oasis: “Não dá para voltar atrás”