Música

Rolling Stone elege as 100 melhores músicas solo dos Beatles

todaymarço 7, 2024

Fundo
share close

A revista americana Rolling Stone, fez uma lista com as 100 melhores músicas que Paul McCartney, George Harrison, Ringo Star e John Lennon fizeram, após o fim da banda, em 1970.

Foto: divulgação

A lista não é dos maiores sucessos, mas sim, para exaltar a magia dos Beatles. Todos os quatro lançaram álbuns clássicos, todos os quatro lançaram músicas excêntricas e confusas, todos os quatro continuam conquistando fãs mesmo após 50 anos.

Na lista das 100 músicas, Paul lidera o primeiro lugar e lidera também o ranking, com 32 canções. Vale destacar que Paul é o único que segue a carreira e mesmo com 80 anos, impressiona com suas composições. John Lennon aparece em segundo lugar, com 31 músicas. George vem em terceiro com 24 e Ringo teve 13.

Confira o Top 10 da lista:

10 – “Puro Smokey”, George Harrison (1976)

“Pure Smokey” pode ser a música mais obscura de toda a lista – uma versão profunda de George de 1976, que nunca foi um sucesso ou mesmo um single. Mas é a mais bela, generosa e sincera das declarações espirituais, com George agradecendo humildemente ao Senhor por abençoar o mundo com seu herói Smokey Robinson.

9 – “Imagine”, John Lennon (1971)

O hino de paz na terra de John é justamente sua canção mais famosa, amada e universal, com sua mistura única de conversa dura e calor pop.  “A ideia surgiu como uma canção infantil, você sabe, e eu queria mantê-la assim para que uma criança pudesse entendê-la”, disse ele.

8 – “Too Many People”, Paul McCartney (1971)

Paul deixa sua imaginação correr solta na música de abertura de Ram , repleta de tantas ideias divertidas e detalhes diabolicamente inteligentes que levou décadas para “Too Many People” – e o resto de Ram – serem reconhecidos como gênios. 

7 – “Isn’t It A Pity?” – George Harrison (1970)

O triunfo de 7 minutos de seu álbum triplo All Things Must Pass , construindo desde guitarra e piano esparsos até um hino enorme. Se você ouvir com atenção, provavelmente também poderá ouvir os uivos de dor de seus colegas Beatles, percebendo que eles deixaram esse clássico escapar.

6 – “Band On The Run”, Paul McCartney (1973)

O momento mais gangsta de Paul McCartney ? Sem dúvida. Quem mais poderia atingir o número um com um épico rock & roll de fuga da prisão estrelado por Jailer Man e Sailor Sam? Acredite ou não, “Band on the Run” surgiu em um momento em que as pessoas duvidavam se Paul ainda conseguiria hackeá-lo. Mas ele resolveu essa questão com sua suíte mais ambiciosamente idiota. Poderia ser uma alegoria de Paul se libertando de seu passado Beatle. (“Se algum dia sairmos daqui” foi uma piada de George sobre as reuniões de negócios da Apple.) 

5 – “Mind Games”, John Lennon (1973)

“Mind Games” é John no seu estado mais puro: sua excitação juvenil, seu slide guitar, seu humor maluco, seu anseio espiritual, sua poesia adjacente à morsa.

4 – “It Don’t Come Easy”, Ringo Star (1971)

O maior sucesso de Ringo. “Uma música que George me ajudou a escrever”, disse ele há alguns anos, em seu especial de 80 anos, “Posso escrever tudo, mas não posso terminar , então ele terminaria minhas músicas por mim.” 

3 – “Give Me Love (Give Me Peace On Earth), Geroge Harrison (1970)

Uma das canções mais bonitas que os Beatles já escreveram – antes ou depois da separação. “Give Me Love” é a música que destila toda a genialidade de George Harrison, todo o seu tormento, todo o seu anseio profundo, desencanto e esperança, em alguns minutos brilhantes.

2 – “God”, John Lennon (1970)

Se você está defendendo John Lennon como o maior dos cantores de rock & roll, “God” é a performance mais feroz de sua vida, ou de praticamente qualquer outra.

1 – “Maybe I’m Amazed”, Paul McCartney (1970)

Paul McCartney escreveu sua canção de amor mais comovente, apaixonada e inesquecível para Linda, após a separação dos Beatles. Ele se sentia perdido e confuso em meio a toda aquela agitação, isolado em sua fazenda escocesa, ficando bêbado, dormindo até tarde e se perguntando o que fazer da vida agora. Mas algo ainda mais assustador: ele estava apaixonado.

Confira as 100 músicas selecionadas:

Escrito por Dri Teló

Rate it

A RÁDIO ATLÂNTIDA

A maior geradora multiplataforma de inovação e conteúdo jovem de Santa Catarina e a melhor vibe do FM!

QUERO ANUNCIAR!