Música

10 coisas que mostram que 1994 foi um ano inesquecível

todaydezembro 27, 2023

Fundo
share close

Eu fui, eu tava e só quem viveu sabe! 1994 foi um ano muito doido, emblemático, inesquecível e agora que 2024 está batendo na porta, resolvemos relembrar 10 coisas que marcaram esta época.

1994 inesquecível

É Tetraaaaaaaaaaaaaa!

Sim! Em primeiro lugar, em 1994 a Seleção Brasileira masculina ganhou o Tetracampeonato Mundial e nunca mais fomos tristes. Jogos inesquecíveis, Bebeto comemorando o gol como se estivesse embalando o filho, Galvão soltando vários “Vai que é sua, Taffarel!”, Roberto Baggio perdendo o pênalti. Gostoso demais.

Foto: Reprodução

Bum, bum, bum, Castelo Rá-Tim-Bum

Do mesmo modo, em 9 de maio de 1994 a TV Cultura colocava no ar o primeiro episíodio de um de seus programas mais inesquecível: o Castelo Rá-Tim-Bum, que apresentou aos brasileiros as aventuras de Nino e seus amigos no castelo do tio, Dr. Victor. Isso porque o programa infancil contava com personagens carismáticos e cenários exuberantes que encantavam a todos! O programa teve quatro temporadas, mas até hoje é considerado um dos melhores produtos audiovisuais da história da televisão brasileira.

Foto: Reprodução

O Real virou a moeda oficial brasileira

Olha só quem tá completando 30 anos em 2024! O Real é a 16ª moeda mais negociada no mundo, mas tudo começou em 1994 depois de sucessivos planos econômicos fracassados. O Reizinho Real chegou só em 1994, mas já se tornou inesquecível.

1994 inesquecível
Reprodução

Morte de Ayrton Senna

Em 1º de maio de 1994, o Brasil perdeu um de seus maiores ídolos. Isso porque o tricampeão mundial de automobilismo Ayrton Senna sofreu um acidente durante o GP de San Marino, na Itália. Seu legado é inesquecível e Senna é até hoje lembrado como o melhor piloto que já tivemos. Neste ano, quando completou-se 29 anos de sua morte, a Federação Internacional de Automobilismo publicou dizendo: “Um artista na pista, um ícone fora dela. Ayrton Senna deixou um legado muito além de seus 3 campeonatos mundiais, 41 vitórias e 65 pole position. Para sempre uma lenda da F1.”

Reprodução

Skank lançou Calango

Com mais de 1,2 milhões de cópias vendidas, o Skank estourou em 1994 com seu segundo disco e entrou de vez para o hall de grandes bandas do rock nacional. Entre os hits, estão Jackie Tequila, Pacato Cidadão, Te Ver e O Beijo e a Reza. Mas que o Skank marcou os anos 90 a gente já tá cansado de saber, né?

Reprodução

Steve Spilberg ganhou seu primeiro Oscar

O cineasta Steve Spilberg já era um velho conhecido do mundo das artes, mas, em 1994, ganhou seu primeiro Oscar com “A Lista de Schindler”. Na trama, Spilberg apresenta a história de Oskar Schindler, que abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus, em plena luta contra o extermínio nazista.

O casamento de Michael Jackson e Lisa Marie Presley

O Rei do Pop e a filha do Rei do Rock surpreenderam o mundo quando anunciaram que estavam juntos. O casamento aconteceu meses depois, em maio de 1994, na República Dominicana. Mas a relação não foi nada tranquila, com diversos desentendimentos – inclusive públicos – e o casal anunciou a separação em dezembro de 1995.

Reprodução

Morte de Kurt Cobain

Ícone do grunge, o vocalista do Nirvana Kurt Cobain sofria com a dependência química e depressão e acabou cometendo suicídio em 5 de abril de 1994. Meses mais tarde, a MTV lançou o Unplugged com a banda, até hoje um dos álbuns acústicos mais populares da música.

Reprodução

Look icônico de 1994: Babalu em Quatro por Quatro

O figurino de Babalu, interpretada por Letícia Spiller na novela Quatro por Quatro é um dos mais lembrados desta época. Isso porque a personagem usava minissaias, tamancos e sandálias com meias soquetes coloridas, blusas ciganas de elástico com os ombros à mostra e acessórios coloridos no cabelo e acabou inspirando a mulherada, que aderiu muito a essa trend.

Reprodução

A Viagem foi a novela que batia recordes de audiência

A novela, que conta a história de Alexandre (Guilherme Fontes) um playboy mimado que morre e volta para assombrar sua família, esteve no ar entre abril e outubro de 1994. Na época, a novela se tornou a maior audiência na faixa das 19h. Isso que é sucesso, hein?

Reprodução

Leia mais:

Escrito por Larissa Guerra

Rate it

A RÁDIO ATLÂNTIDA

A maior geradora multiplataforma de inovação e conteúdo jovem de Santa Catarina e a melhor vibe do FM!

SINTONIZE

Ouça a rádio da sua vida

QUERO ANUNCIAR!