Música

25% das músicas das plataformas de streaming não foram tocadas em 2023

todayjaneiro 16, 2024

Fundo
share close

Um novo relatório da Luminate, empresa de dados e insights de entretenimento, mostrou que cerca de um quarto da música em serviços de streaming não tiveram streamings em 2023. Ou seja, 25% das músicas não foram sequer tocadas!

Enquanto isso, Taylor Swift acumulou 26 bilhões de satreams em 2023. Foto: Reprodução

De acordo com a empresa, apenas 10 músicas de 2023 tiveram mais de um bilhão de reproduções globalmente. Isso porque, segundo Helena Kosinski, vice-presidente da Luminate, são quase 80 milhões de produções entre zero e 10 reproduções no ano inteiro de 2023. Além disso, mais de 45 milhões de músicas não registraram nem ao menos um único stream no ano!

 “Portanto, como todos sabemos, há muita música por aí e muita dela não está sendo transmitida em grande quantidade.”

Os dados ainda mostram que 86,2% de quase 158,6 milhões de músicas ficaram abaixo de 1.000 reproduções em serviços de streaming. 

Monoreprodução faz parte da cultura

Ou seja, no geral, embora os usuários das plataformas de streaming tenham infinitas possibilidades de músicas de consumo, é muito mais provável que eles ouçam o que todos já estão ouvindo. De novo, de novo e de novo! Sem explorar músicas novas ou inéditas.

25% das músicas das plataformas de streaming não foram tocadas em 2023
Dua Lipa, Bad Bunny e Drake são alguns dos artistas com mais reproduções em 2023 no Spotify. Foto: Reprodução

Segundo Kosinski, o fator de pertencimento ainda é um dos motivos para que as mesmas músicas sejam ouvidas por um grande grupos de pessoas. Ou seja, o comportamento dos usuários se baseia muito em um pertencimento social e à comunidade artística.

As notícias chegam após pouco mais de dois meses da notícia de que as músicas devem ter ao menos 1.000 streams para que sejam passíveis de ganho de royalties. Ou seja, sendo tocadas um pouco ou não, os artistas não ganharão dinheiro com elas.

De acordo com dados do Spotify, existem cerca de 100 milhões de músicas no serviço, mas apenas cerca de 37,5 milhões atendem aos novos requisitos para gerar receita.

Leia mais:

Escrito por Marina Soares

Rate it

A RÁDIO ATLÂNTIDA

A maior geradora multiplataforma de inovação e conteúdo jovem de Santa Catarina e a melhor vibe do FM!

SINTONIZE

Ouça a rádio da sua vida

QUERO ANUNCIAR!