A RÁDIO ATLÂNTIDA
A maior geradora multiplataforma de inovação e conteúdo jovem de Santa Catarina e a melhor vibe do FM!
SINTONIZE
Ouça a rádio da sua vida
Atlântida Floripa A melhor vibe de Floripa
Atlântida Blumenau A melhor vibe de Blumenau
Atlântida Joinville A melhor vibe de Joinville
Atlântida Criciuma A melhor vibe de Criciúma
Atlântida Chapecó A melhor rádio de Chapecó
No coração da música e da cultura mundial, um ícone ressoa eternamente: Bob Marley, o rei do reggae. Isso porque sua música transcende gerações, suas palavras ecoam como um hino de liberdade e amor. Mas quem foi esse homem por trás dos ritmos cativantes e das mensagens profundas? Descubra a seguir algunas curiosidades sobre a causa da morte, quem são os filhos e mais sobre ele.
Além disso, nesta reportagem, você pode descobrir mais sobre as inspirações e o legado sem igual de Bob Marley. Continue a leitura e fique por dentro.
Em 1981, aos 36 anos, Bob Marley morreu devido a um melanoma. Isso porque, após uma partida de futebol em Londres, em 1977, Marley machucou o dedo de seu pé, e a unha caiu. Porém, ele acreditava que isso se tratava apenas de um simples machucado.
Mas foi depois de um tempo, em 1980, quando o ídolo passou mal no palco em uma turnê nos Estados Unidos, que a equipe médica descobriu que o rei do reggae sofria de uma espécie de câncer de pele, o melanoma acral lentiginoso (ALM).
O câncer se espalhou para o resto do corpo, afetando cérebro, pulmão e estômago. Após o diagnóstico definitivo, o músico foi se tratar na Alemanha com o médico naturalista Joseph Issels, mas após oito meses de tratamento, os tratamentos foram cessados. Aí então que, Bob Marley decidiu voltar à Jamaica para morrer junto a família e amigos. Mas, no meio da viagem, teve que ser internado às pressas em Miami, onde morreu no dia 11 de maio de 1981, na companhia da mãe.
O rei do reggae estava no auge da carreira, aos 36 anos de idade.
Após o ferimento no dedo e reconhecimento do câncer de pele no dedo do pé, os médicos sugeriram a amputação do dedo como uma tentativa de deter o avanço da doença. Porém, Marley foi fiel às crenças rastafári e se recusou a seguir esse caminho. Por isso, muitos apontam que o cantor resistiu ao tratamento convencional do câncer.
Isso porque, segundo a filosofia rastafári, o corpo humano é um templo e não deve sofrer alterações diretas desse tipo. Ou seja, o ídolo, segundo a crença rastafári, não poderia amputar o dedo.
Bob ficou conhecido por ser um participante assíduo do movimento, mas foi só em 1966 que Marley se converteu à fé rastafári. Na África Oriental, a filosofia viu em Haile Selassie, um Deus (ou Jah) encarnado, e, por isso, seria o messias negro aguardado que libertaria e resgataria os afrodescendentes pelo mundo para repatriá-los à África.
Bob Marley ajudou a popularizar o movimento internacionalmente. A vertente político religiosa foii fundada sob a visão política do ativista jamaicano Marcus Garvey. Além disso, a filosofia combina o Cristianismo, o Judaísmo e uma consciência política pan-africana em suas tradições e dogmas.
Bob Marley fumava maconha com naturalidade. Isso porque, para o Rastafári, a maconha é uma planta sagrada que aumenta a consciência, além de proporcionar um maior bem-estar. A filosofia ainda encara a planta como uma forma de eliminar as energias negativas.
Além disso, no filme biográfico do rei do reggae é possível ver que fumar maconha é como um hábito natural do cantor. Isso porque Marley está a todo momento queimando a erva, como parte do ritual rastafári. Mas, apesar da crença religiosa, a maconha é proibida na Jamaica.
Bob Marley teve 11 filhos “oficiais” e dois “não oficiais”. Confira a seguir quem são os filhos de Bob Marley e o que eles fazem:
Imani Carole, 60 anos, ex-senadora da Jamaica
Sharon, 59 anos, cantora, dançarina e curadora jamaicana
Cedella, 56 anos, cantora, dançarina, designer de moda, atriz e empresária jamaicana
David “Ziggy”, 55 anos, cantor e compositor jamaicano
Robert “Robbie”, 51 anos, artista gráfico, poeta e motociclista
Stephen Robert, 51 anos, músico jamaicano
Rohan, 51 anos, empresário jamaicano e ex-jogador de futebol universitário
Karen, 51 anos, escritora, estilista e designer de interiores
Stephanie, 49 anos, psicóloga
Julian Ricardo, 48 anos, cantor de reggae britânico-jamaicano
Kymani, 48 anos, cantor de reggae britânico-jamaicano
Damian, 45 anos, cantor e rapper jamaicano, vencedor de três Grammy’s
Makeda Jahnesta, 42 anos, DJ e palestrante motivacional
Escrito por Marina Soares
11:00 - 12:00
12:00 - 13:00
By Atlântida
13:00 - 14:00
14:00 - 15:00
15:00 - 17:00
A maior geradora multiplataforma de inovação e conteúdo jovem de Santa Catarina e a melhor vibe do FM!
Ouça a rádio da sua vida
© 2023 ATLÂNTIDA FM FLORIANÓPOLIS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.