Música

Após 60 anos, Paul Mccartney revela inspiração de “Yesterday”

todayfevereiro 27, 2024

Fundo
share close

Gravada em 1965 para o álbum “Help!“, Yesterday é a música número 1 dos Beatles e no podcast “A Life In Lyrics“, Paul McCartney revelou a inspiração por trás do famoso verso “said something wrong, now I long for yesterday” (“Eu disse algo errado, agora anseio por ontem”, em português).

Foto: Marcos Hermes/Divulgação

Após 60 anos, o astro relatou que a frase pode ter sido inspirada inconscientemente por um momento em que ele zombou de sua mãe, por parecer “elegante”. Conforme o artista, a frase não vem devido ao final de um relacionamento, como muitos pensavam.

Às vezes, é apenas olhando para trás que você pode apreciar isso. Lembro-me muito claramente de um dia ter me sentido muito sem graça porque envergonhei minha mãe. Estávamos no quintal e ela falou de um jeito chique. Ela era de origem irlandesa e era enfermeira, por isso [seu jeito de falar] estava acima do nível das ruas. Então, ela tinha isso a seu favor e falava de um jeito que achávamos um pouco chique. E era um pouco galês também – ela tinha contatos, sua tia Dilys era galesa.

Sobre o momento específico, McCartney explicou que se tratou de um momento em que ele “zombou” da maneira que sua mãe falou “ask“, “perguntar” em português.

Eu sei que ela disse algo como ‘Paul, você pode perguntar a ele se ele vai…’. Aí eu [zombei]. E ela ficou um pouco envergonhada. Lembro-me de ter pensado mais tarde: ‘Deus, gostaria de nunca ter dito isso’. E isso ficou comigo. Depois que ela morreu eu pensei ‘Ah, merda, eu realmente queria…’.

Relatou Paul.

Mais Sobre Yesterday

Conforme o livro The Lyrics, Paul escreveu “Yesterday”, quando tinha 22 anos, quase uma década após a morte de Mary. Na obra, McCartney relata que sua mãe foi vítima de câncer e também inspirou outros versos.

Toda vez que chego no trecho ‘I’m not half the man I used to be’ [‘Eu não sou metade do homem que eu costumava ser’], eu lembro que tinha perdido minha mãe cerca de oito anos antes. Já me sugeriram que essa seria uma música sobre perder minha mãe, e eu sempre respondi que ‘Não, acredito que não’. Mas, sabe, quanto mais eu penso sobre – ‘Why she had to go I don’t know, she wouldn’t say’ [‘Por que ela teve de partir, eu não sei, ela não dizia’] – eu posso ver que isso pode ter sido parte do pano de fundo, da inconsciência por trás dessa música no fim das contas.

Vale lembrar, que a música foi escrita por Paul ao lado de John Lennon, com quem escreveu diversos clássicos da banda, que também é formada por George Harrison (guitarra) e Ringo Starr (bateria).

Escrito por Dri Teló

Rate it

A RÁDIO ATLÂNTIDA

A maior geradora multiplataforma de inovação e conteúdo jovem de Santa Catarina e a melhor vibe do FM!

QUERO ANUNCIAR!