Música

Beyoncé é acusada de plágio por hit mundial; ouça e entenda

todaymaio 23, 2024

Fundo
share close

A estrela mundial Beyoncé foi alvo de um processo de direitos autorais. A acusação veio por parte do grupo Da Showstoppaz, de New Orleans, Estados Unidos. Isso porque o grupo afirma que Beyoncé violou direitos autoriais com sua faixa de sucesso do álbum ‘Renaissance’. A música apontada por plágio é o hit ‘Break My Soul’. Entenda o processo:

Sobre o processo contra Beyoncé

Segundo a banda, Beyoncé usou o sample da música ‘Explode’, de Big Freedia, lançada em 2014. E, de acordo com o grupo, Big Freedia havia plagiado a música ‘Release a Wiggle‘, lançada pelos membros em 2002. Tessa Avie, Keva Bourgeois, Henri Braggs e Brian Clark, membros da banda, apresentaram uma queixa ao tribunal federal no dia 22 de maio.

Assim como a cantora, outros artistas foram citados como réus, são eles Big Freedia, o autor da música usada de sample para Beyoncé, Jay-Z, co-autor da música ‘Break My Soul’ e, além disso, a companhia global de música Sony Music.

Segundo a revista Rolling Stone, que analisou o processo, “Os réus usaram as palavras, a melodia e os arranjos musicais dos Requerentes de suas obras protegidas por direitos autorais para criar um álbum em homenagem ao ‘tio Johnny’, que expôs a música e a cultura da comunidade LGBTQ da grande Nova Orleans, da qual três membros são fortemente afiliados. eles mesmos, todos exibidos em toda a sua força – o tom, as palavras reais, a melodia, o arranjo musical da música saltitante“.

Plágio com hit de Beyoncé

O processo ainda alega que, embora os réus tenham recebido muitos elogios e lucros devido ao sucesso das músicas ‘Explode’ e ‘Break My Soul’, Da Showstoppaz não recebeu nenhum reconhecimento, crédito ou remuneração de qualquer tipo.

Além disso, o hit de Bey obteve sucesso mundial e esteve no topo de diversas paradas musicais, além de estar presente no documentário de Beyoncé sobre a turnê ‘Renaissance’.

No processo, o grupo pede crédito e compensação pelos direitos das duas músicas, além de royalties por futuras licenças da faixa. Porém, segundo o representante de Beyoncé, a cantora licenciou legalmente a amostra da faixa ‘Explode’, do Big Freedia, o que significa que a suposta violação da música original do grupo teria sido acidental. O processo seguirá no tribunal de New Orleans.

Ouça as três músicas

Primeira versão da música do grupo Da Showstoppaz, ‘Release a Wiggle’:

‘Explode’, por Big Freedia.

Ouça o hit de Beyoncé, ‘BREAK MY SOUL’.

Leia mais:

Escrito por Marina Soares

Rate it

A RÁDIO ATLÂNTIDA

A maior geradora multiplataforma de inovação e conteúdo jovem de Santa Catarina e a melhor vibe do FM!

QUERO ANUNCIAR!