Música

“Fiz uma letra agressiva pra chocar”, afirma Gabriel O Pensador

todayfevereiro 9, 2024

Fundo
share close

Existem mulheres que são uma beleza, mas, quando abrem a boca… Hum, que tristeza!“. É o que dizia a música ‘Lôraburra‘, de Gabriel O Pensador. Isso porque, segundo o rapper, pensador e escritor de 49 anos, a letra escrita em 1991 surgiu como uma contestação à visão dos homens sob as mulheres.

Gabriel O Pensador lança 'Antídoto Pra Todo Tipo de Veneno', primeiro álbum de inéditas em 11 anos, e fala sobre polêmicas no Desprogramados
Gabriel O Pensador lança ‘Antídoto Pra Todo Tipo de Veneno’, primeiro álbum de inéditas em 11 anos. Foto: Reprodução

No Desprogramados, programa apresentado por Porã Bernardes e Mister Pi na Atlântida Floripa, Gabriel O Pensador foi questionado sobre como a música foi criada e, além disso, sobre como a música seria vista hoje em dia. Ao responder, Gabriel afirmou que a música fez o seu papel na época certa.

“Eu escrevi essa letra bem moleque e observando um grupo que era o mesmo de um retrato de um playboy. […] Ela foi criada pensando nas garotas de Ipanema que tinham aqueles cabelos iguais. Eu fiz uma letra para chocar, que era agressiva. O personagem era o cara que falava que só ia usar as mulheres, e era justamente para que elas não quisessem se subestimar aquilo. E fazia todo o sentido! Depois de anos, eu recebi respostas de diversas mulheres falando que, depois de ouvir a minha música, tiveram um alerta e perceberam que não queriam se colocar naquele lugar de submissão.”

Por isso, a música se tornou um dos maiores sucessos do rapper. Ouça a apresentação de ‘Lôraburra’ em 2008, na MTV.

Uma música que representa gerações

Ainda sobre ‘Lôraburra’, O Pensador afirmou que a música fez grande diferença para a geração da época. Mas, apesar disso, hoje em dia Gabriel não se sente mais confortável. Afinal, para ele, a agressividade exacerbada nas letras não o representa mais.

“A música teve uma função positiva na nossa geração daquela época, mas, depois de um tempo, eu mesmo comecei a sentir que as frases eram agressivas demais. Não por causa da loira, porque eu sempre deixei bem claro que não era especificamente uma letra que buscava ofender as loiras, mas questionar um comportamento de uma sociedade. Mas, o lado agressivo de umas frases eu já não gostava de interpretar. Não era cobrança de ninguém, era eu mesmo.”

Armandinho, trap e muito mais

Gabriel O Pensador foi o convidado especial do Desprogramados do dia 5 de fevereiro. O escritor contou sobre arrependimentos na carreira, nova visão sobre o cenário da distribuição musical e novos horizontes. Além de, é claro, contar mais sobre o seu novo single, ‘Liberdade’, em parceria com Armandinho.

Além disso, no programa o artista também tratou de diversos temas polêmicos, questinou padrões, falou sobre as novas expectativas e muito mais. Confira o programa completo no YouTube ‘Atlântida SC‘.

Sobre o Desprogramados

Em um programa descontraído e ácido, Mister Pi e Porã Bernardes falam sobre os assuntos do momento, com convidados especiais todos os dias da semana.

Ficou curioso? Acompanhe o Desprogramados de segunda à sexta, a partir das 17h, no 100.9 FM na Grande Florianópolis, ou no YouTube da Atlântida SC.

Leia mais:

Escrito por Marina Soares

Rate it

A RÁDIO ATLÂNTIDA

A maior geradora multiplataforma de inovação e conteúdo jovem de Santa Catarina e a melhor vibe do FM!

SINTONIZE

Ouça a rádio da sua vida

QUERO ANUNCIAR!