Lançamentos

Green Day & Stones: A esperança do rock renasce com novos álbuns

todayjaneiro 19, 2024

Fundo
share close

Enquanto muitos falam da morte do rock, Green Day e The Rolling Stones trazem esperança para o fortalecimento da cena mundial para um estilo clássico e essencial. Mas a ideia do fim do gênero não é nova! Com uma história de mais de sete décadas, o rock foi dado como morto diversas vezes. Apesar do auge do gênero ter sido entre as décadas de 1950 e 70, não há duvidas de que artistas continuam produzindo músicas de qualidade, mesmo que para um público menos expressivo. Isso porque, mesmo que menor, o público continua engajado na cena.

The Rolling Stones e Green Day
Foto: Reprodução

É o que confirma a sexta-feira do dia 19 de janeiro, onde duas das maiores bandas do gênero chegam com álbuns novinhos em folha para agraciar o público com rock de qualidade. Enquanto Stones trazem a versão de ‘Angry’ ao vivo, com o velho rock clássico que não sai de moda, Green Day inova, ao mesmo tempo que abraça o passado em uma mistura de sons e ideias.

Em um malabarismo entre passado e presente, Green Day chega com ‘Saviors’

Equilibrio entre passado e presente. É o que afirmou o colunista Cristóvão Johnson para a rádio WECB FM. Isso porque o trio trouxe mais um grande álbum para o público. Com o aniversário de 20 anos de American Idiot, Green Day se inspira e lança músicas como “The American Dream is Killing Me”, em mais um olhar ácido sobre uma sociedade americana em declínio. Um clássico Green Day!

‘Saviors’ é o 14º álbum de estúdio da banda, foi lançado hoje (19 de janeiro) e teve prévia dos singles ‘Dilemma’ , ‘The American Dream Is Killing Me’ e ‘Look Ma, No Brains!’.

O pop punk traz uma visão sarcástica sobre a vida, com a força de se manter jovem e atual. Além disso, o single escolhido para liderar o álbum é ‘Bobby Sox’. Na letra, o trio pergunta: “Você quer ser minha namorada? Você quer ser meu namorado? Caminharemos pelo cemitério e eu te beijarei de novo, fazendo nossos amigos mortos corarem.”

‘Bobby Sox’ é uma das músicas favoritas de Billie Joe Armstrong, vocalista da banda. Segundo ele,

“É a música dos anos 90 que nunca escrevemos. Começou sendo uma música que escrevi para minha esposa, mas, quando se materializou, eu quis mudar e acrescentei: ‘Você quer ser meu namorado?’. Então, a música se torna uma espécie de hino universal”.

Em sua entrevista para a imprensa americana, o cantor ainda contou sobre as questões da comunidade LGBTQIA+ e como antigamente era mais difícil lidar com questões relacionadas à sexualidade.

“Hoje em dia é mais comum que as crianças sejam LGBTQ e há mais apoio. Mas para nós, antigamente”, continuou ele, referindo-se ao final dos anos 80 e início dos anos 90, “isso foi como o início de quando as pessoas eram capazes de dizer abertamente coisas assim”.

Confira o clipe da nova aposta do Green Day:

E aí, curtiu o single? Confira a tracklist completa do novo álbum do Green Day, ‘Saviors’:

Stones é Stones, não tem jeito!

Apesar da já existência do álbum Hackney Diamonds em versão de estúdio, hoje os Rolling Stones lançaram a versão ao vivo das suas músicas originais lançadas em outubro de 2023. E, é claro, nada é melhor do que um bom rock ao vivo! Após 18 anos sem músicas novas, o álbum trouxe uma energia renovada e participações especiais.

O lançamento da versão live confirma o sucesso do álbum e, além disso, o mantimento do poder do rock no mundo. Com uma raiz no velho rock e uma mistura de R&B, os críticos da música afirmam que este álbum reafirma o poder de uma das maiores bandas do mundo. Além disso, o álbum conta com participações de Paul McCartney e Lady Gaga.

Confira o disco completo dos Rolling Stones:

Quem disse que o rock acabou?

A rara presença dos álbuns de rock nas paradas de sucesso, baixas vendas de discos e pouca execução podem ter ficado para trás. Isso porque, mesmo que estilos como o Pop, Hip-Hop e Reggaeton tenham dominado a cena, artistas novos trazem a pegada do rock em suas produções. Olivia Rodrigo, por exemplo, trouxe a Geração Z pro Rock’n Roll em seu álbum de 2023 ‘GUTS’.

Além de Olivia, a banda Måneskin se tornou sucesso entre os jovens. O grupo italiano formado em 2016 já foi, inclusive, coroado por Mick Jagger como ‘a maior banda de rock do mundo’.

Em novembro de 2023, em entrevista para Corriere Della Sera, Jagger contou que:

“Hoje, me surpreende que a maior banda de rock do mundo seja italiana, aquele Måneskin que abriu um show na turnê em Las Vegas há dois anos. É estranho, não é? A Itália tem uma tradição musical fantástica, mas certamente não é conhecida pelas bandas de rock. Fizemos um show com eles, eles tiveram uma resposta maravilhosa do público e se saíram muito bem. Eles são a banda dos jovens de 20 anos de hoje e todos esperamos que haja um grupo inglês ou americano nesse lugar.”

Leia mais:

Escrito por Marina Soares

Rate it

A RÁDIO ATLÂNTIDA

A maior geradora multiplataforma de inovação e conteúdo jovem de Santa Catarina e a melhor vibe do FM!

SINTONIZE

Ouça a rádio da sua vida

QUERO ANUNCIAR!