Guitarrista compra amplificador de John Lennon “acidentalmente” em anúncio no Facebook

Guitarrista descobriu origem do item após compra de cerca de R$ 22 mil
Lennon recebeu o kit em 1968, durante a preparação para a gravação do White Album (Foto: Divulgação, Beatles Magazine)
Lennon recebeu o kit em 1968, durante a preparação para a gravação do White Album (Foto: Divulgação, Beatles Magazine)

O guitarrista inglês James Taylor comprou um amplificador que pertenceu a John Lennon sem saber por meio do Facebook Marketplace. A compra do Fender Deluxe aconteceu por cerca de 3 mil libras esterlinas (mais de R$ 22 mil).

Sem que o comprador soubesse, o item foi usado por John Lennon nas sessões do White Album, dos Beatles em 1968. O músico de 45 anos e pai de dois filhos contou ao Guitar World que ignorou inicialmente a sugestão do vendedor sobre a origem do equipamento:

— Eles disseram que poderia ter sido presente de John Lennon, mas eu já tinha ouvido essas histórias antes e não dei muita atenção na época.

Após a compra, James começou a pesquisar sobre o item e encontrou evidências de que o amplificador era parte de um lote enviado pela Fender para os Beatles em 1968, durante os preparativos para as gravações do White Album.

Um dos integrantes que utilizou o item foi John Lennon. Mais tarde, o amplificador foi presenteado a Rod Lynton, que tocou violão nas gravações de Imagine (1971), disco de Lennon, como forma de agradecimento.

A confirmação da autenticidade do amplificador veio do próprio Lynton com um certificado. Taylor afirmou ao site Guitar World que esse foi o momento da descoberta:

— Percebi que eu tinha algo muito especial nas minhas mãos —  disse o músico — Eu realmente não estava esperando isso.

James admite que chegou a usar o equipamento nos ensaios da sua banda antes da verificação do histórico do amplificador.

— Funciona e soa fantástico… eu poderia ter sido mais cauteloso se percebesse a importância histórica.

O músico está pensado em vender o item em um leilão com a confirmação da procedência. Ele acredita que poderia arrematar uma quantia na casa dos milhões e admite que é um risco manter um objeto de valor tão alto em casa, especialmente com crianças pequenas.

Agora, James busca a autenticação oficial do equipamento para confirmar o uso nas sessões dos Beatles.

Leia mais

Guitarra usada por Slash no início do Guns N’ Roses vai a leilão novamente

O que diz a Live Nation sobre o suposto show do AC/DC no Brasil

O artista da atualidade mais amado por Ozzy Osbourne