Blumenau

Inteligência artificial ajuda a criar a “última música dos Beatles”

todaynovembro 8, 2023

Fundo
share close

Energiaaaa rapaziada! A partir de hoje, a partir de agora, vamos mergulhar em muitas infos dahora juntos! Bora começar com o pé direito!? Vamos falar da “última música dos Beatles”.

Para alegria de todos os brasileiros e seres do universo, a “última música dos Beatles”, intitulada “Now and Then”, foi lançada na última quinta-feira (02). A música foi composta a quatro décadas (1970) a partir de uma fita demo, gravada por John Lennon, dentro de seu apartamento em Nova York.

John gravou a canção ao piano e a fita cassete foi entregue a Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star, em 1994. Entretanto, na época, a qualidade do som era ruim, impossibilitando separar a voz de John, o som alto do piano e ruídos externos.

Em 2022, o diretor Peter Jackson que trabalhava em uma série documental sobre os Beatles, utilizando imagens da banda, juntamente com sua equipe, desenvolveram uma inteligência artificial capaz de separar diversos instrumentos e vozes. Paul McCartney sabendo disso, perguntou a Peter, se a inteligência artificial, intitulada “Machine Learning”, poderia ser utilizada na construção de “Now and Then”, Peter disse que sim.

A partir daí, Paul e Ringo conseguiram uma voz límpida de Lennon, recuperaram uma gravação de guitarra que George Harrison fez em 1994 para a música, Paul e Ringo criaram novos arranjos no baixo, na bateria e incluíram na música, compondo o que todos os fãs do quarteto de Liverpool consideram um verdadeiro e emocionante som dos Beatles.

E desde o dia dois de novembro de 2023, podemos apreciar e nos encantar com a “última música dos Beatles”.

 

Confira o documentário sobre a criação da música, até seu lançamento:

Confira Now and Then:

 

 

Escrito por Dri Teló

Rate it

A RÁDIO ATLÂNTIDA

A maior geradora multiplataforma de inovação e conteúdo jovem de Santa Catarina e a melhor vibe do FM!

SINTONIZE

Ouça a rádio da sua vida

QUERO ANUNCIAR!