Música

Plágio ou inspiração? A influência dos Beatles ao Oasis, segundo Noel Gallagher

todayjaneiro 3, 2024

Fundo
share close

No mundo da música, a linha entre o plágio e a influência em trabalhos sonoros é bastante tênue. Noel Gallagher, ex-guitarrista do Oasis, já falou sobre o assunto em diversas oportunidades. Dessa vez, o músico expressou o seu descontentamento com a diferença de tratamento entre o Radiohead e o Oasis envolvendo fofocas com os Beatles. A conversa aconteceu em uma de suas participações na série “Conversations with Great Songwriters”, da Art of Noise.

Noel Gallagher é ex-guitarrista do Oasis – Foto: divulgação

Na entrevista, Noel comentou sobre a música “Karma Police”, do álbum OK Computer, do Radiohead. Segundo o artista, quando o grupo inseriu um trecho de ‘Sexy Sadie’, dos Beatles, o movimento foi considerado algo genial para a maioria das pessoas. Porém, quando o Oasis fez algo parecido, a banda foi acusada de copiar o grupo britânico. 

“Os Beatles estão no meu DNA — assim como os Sex Pistols, The Kinks e The Who, nesse sentido. Se trechos das músicas deles encontram o caminho até as minhas, ótimo; eles têm todo o direito de me processar e nem ligo”, disse o músico.

Para Noel, esse é um dos maiores sentidos e deveres da arte. “Isso é o que a música é. Você deve inspirar a próxima geração. Os Beatles terminaram antes do Oasis aparecer”, acrescentou.

LEIA MAIS:

Escrito por Julia Duvoisin

Rate it

A RÁDIO ATLÂNTIDA

A maior geradora multiplataforma de inovação e conteúdo jovem de Santa Catarina e a melhor vibe do FM!

SINTONIZE

Ouça a rádio da sua vida

QUERO ANUNCIAR!