Música

Publicitário de SC viraliza ao protagonizar ações sociais na turnê de Taylor Swift

todaynovembro 22, 2023

Fundo
share close

Há sete dias, Carlos Eduardo Leite, 24, morador de Blumenau, não imaginava que a sua vida viraria de cabeça para baixo a 1048 quilômetros dali, no Rio de Janeiro, durante a temporada de shows da Taylor Swift, que chegou ao Brasil com a The Eras Tour no dia 16 de novembro. 

taylor swift
Carlos Eduardo foi no show de Taylor Swift no dia 19 de novembro – Foto: acervo pessoal/reprodução

O publicitário sabia que a cobertura da passagem da cantora no Brasil não seria fácil, afinal, participa há mais de 10 anos de uma das páginas de fãs mais famosas da artista no país, a Update Swift Brasil. A USB ganhou repercussão nacional na última semana, somando mais de 274,4 milhões de impressões na rede social X. Só nas publicações da página, Carlos Eduardo e seus colegas emplacaram cerca de 200 mil favoritos por dia. Mas o grande resultado aconteceu em perfis alheios à página. O nome “Update Swift Brasil” foi citado inúmeras vezes por apoiadores em todo o Brasil. O usuário @venoricaislost, por exemplo, publicou “e São Paulo vai finalmente ganhar um prefeito essa semana. Pode entrar Update Swift Brasil”. A publicação já soma mais de 19 mil curtidas.

Com o time de mais 12 pessoas, Cadu foi preparado para, além de realizar o sonho de ver sua ídola, emplacar algum tipo de impacto social através dos seus mais de 200 mil seguidores. Apesar de isolados, acontecimentos como a homenagem no Cristo Redentor, a distribuição gratuita de água nas filas e a vaquinha para arrecadar fundos para a família da fã que faleceu durante o show, foram idealizados pelo grupo que o morador de Blumenau participa. 

Inicialmente, a ideia de tentar homenagear a cantora no Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo, era um sonho distante. Mas o objetivo foi abraçado por milhares de pessoas, inclusive pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD). Em suas redes sociais, o político publicou um vídeo impulsionando o desejo dos fãs e confirmando o pedido. “Nós vamos ter a Taylor Swift devidamente homenageada, a sua chegada a terras cariocas. Seja bem-vinda, Taylor Swift, e fiquem felizes, swifties”, disse. A projeção aconteceu na noite do dia 16 de novembro. 

A informação que nunca veio à público é que a imagem no santuário não foi algo que aconteceu somente por conta do amor e apoio à cantora. “Precisavam de uma contrapartida”, explicou Carlos, “junto com eles montamos uma ação para doar água e panetone para a população em situação de rua do Rio de Janeiro”. Ao todo, foram arrecadados mais de R$ 200 mil, ultrapassando a expectativa de todos os envolvidos. 

Na manhã do primeiro dia de show, milhares de fãs já estavam na fila do estádio Nilton Santos para apresentação, a temperatura máxima chegou a atingir 39,1ºC. No Engenhão, sem a possibilidade de levar garrafas de água, os mais de 60 mil fãs enfrentaram a sensação térmica de 59°C. Neste show, Ana Benevides, de 23 anos, morreu no local. A partir do momento que a notícia foi confirmada, a manchete ganhou o país. No meio de inúmeras falas e posicionamentos, dois agentes permaneciam calados: a Tickets for Fun, responsável pelo evento, e a equipe de Taylor. A partir deste instante, Carlos Eduardo e os membros da fan page decidiram que precisavam agir: 

– Entramos em contato diversas vezes com a Tickets for Fun para solicitar água, que é algo tão básico. Não tivemos retorno – conta. 

Sem o amparo da produtora do evento, o time da Update Swift Brasil  conversou com fornecedores de água da cidade para buscar uma parceria gratuita. A única que aceitou foi a empresa Minalba. A ação garantiu mais de 32, 5 mil garrafas de água para quem aguardava o show. No primeiro dia da ação, conseguiram apenas a liberação para distribuição fora do estádio. No segundo, com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, entraram no estádio Nilton Santos. Além disso, em uma vaquinha interna, Carlos Eduardo e seus colegas compraram 200 picolés para os fãs.

taylor swift
Dois caminhões com garrafa de água chegaram no Engenhão – Foto: Carlos Eduardo Leite

A comoção com a morte de Ana tomou conta dos fãs, inclusive da equipe que atuava com Carlos. O time entrou em contato com a família de Ana e todas informações publicadas sobre o assunto na página, passavam antes pela confirmação dos familiares. Os pais souberam que a Tickets for Fun não arcaria com os custos do transporte do corpo da filha até a sua cidade. Com mais de 200 mil seguidores, os integrantes da Update Swift Brasi resolveram usar a plataforma para fazer o bem. Uma vaquinha foi aberta e em menos de um dia conseguiram o dinheiro necessário para Ana voltar para casa. 

Cadu confessa que durante os dez anos que participa da fan page teve momentos de incerteza e insegurança. Mas hoje, reconhecendo o impacto que ele e seus 12 amigos tiveram na vida de tantas pessoas, o orgulho é o sentimento que predomina. Com a grandiosidade das ações, a Updates Swift Brasil também foi reconhecida, mais de uma vez, pela equipe de Taylor Swift. 

– Nós não queremos ser apenas uma fonte de informações da Taylor.  Queremos usar nossa influência para dar voz e visibilidade para questões que não são levantadas facilmente – conta.

Escrito por Julia Duvoisin

Rate it

A RÁDIO ATLÂNTIDA

A maior geradora multiplataforma de inovação e conteúdo jovem de Santa Catarina e a melhor vibe do FM!

SINTONIZE

Ouça a rádio da sua vida

QUERO ANUNCIAR!