Música

Spotify remove músicas de John Lennon, Djavan e outros

todayjaneiro 29, 2024

Fundo
share close

Eita, o que rolou aqui? Usuários do Spotify no Brasil estão desde domingo reclamando nas redes sociais sobre a aparente remoção de músicas de grandes artistas nacionais e estrangeiros. Até o momento, os maiores “sumiços” estão no catálogo de cantores como John Lennon, Djavan, Roberto Carlos, Gal Costa e Maria Bethânia.

Para se ter uma ideia, a playlist This Is John Lennon, que reúne as 50 canções mais conhecidas do ex-beatle está com apenas 11 faixas disponíveis para os usuários ouvirem na tarde desta segunda-feira. Um dos discos mais ouvidos da cantora Maria Bethânia, As Canções Que Você Fez Pra Mim, está com apenas quatro das 11 músicas liberadas para streaming. Além disso, diversos títulos do cantor Roberto Carlos, de Djavan, de Preta Gil e de Gal Costa também enfrentam este “apagão”.

Reprodução
Reprodução

Até a publicação desta reportagem, o Spotify não se pronunciou sobre o motivo da remoção das faixas. As primeiras reclamações começaram na tarde de domingo no X/Twitter – dia, inclusive que o cantor Djavan comemorou seu aniversário de 75 anos. Desde então, o Google Trends registrou 600% de aumento no número de buscas relacionadas ao músico e à plataforma. As pesquisas sobre Lennon e Gal relacionadas à gigante do streaming de áudios também cresceram mais de 300% e 150%, respectivamente.

No início da tarde desta segunda-feira, a assessoria do cantor Djavan se manifestou nas redes informando que ainda não sabem o motivo da remoção das músicas. “Tanto a Luanda Records, gravadora do artista, como gravadoras e parceiros que distribuem suas obras, estão apurando com a plataforma de streaming o que pode ter acontecido”, escreveu.

No X/Twitter o assunto rendeu muitas críticas, e claro, memes falando sobre a situação:

Leia mais:

Escrito por Larissa Guerra

Rate it

A RÁDIO ATLÂNTIDA

A maior geradora multiplataforma de inovação e conteúdo jovem de Santa Catarina e a melhor vibe do FM!

SINTONIZE

Ouça a rádio da sua vida

QUERO ANUNCIAR!