Florianópolis

3 mitos da música que você acredita até hoje

todaynovembro 9, 2023

Fundo
share close

Se você faz parte do universo digital, certamente já caiu em alguma fake news envolvendo celebridades. Todos os dias, novas histórias passam no “telefone sem fio” da internet, ganhando detalhes dignos de filme. Porém, as lendas urbanas que falam sobre astros do rock existem desde muito antes das redes sociais terem qualquer espaço na sociedade. São tantas anedotas que, muitas vezes, a verdade se mistura com a ficção, transformando tudo em um grande espetáculo. Confira agora a realidade de três mitos dos gigantes do rock n’ roll. 

Paul McCartney, Jimi Hendrix e Keith Richard
Paul McCartney, Jimi Hendrix e Keith Richards são alguns dos astros do rock que possuem mitos sobre eles – Foto: divulgação

 

 

 

JIMI HENDRIX E OS PERIQUITOS DA INGLATERRA

Ecologicamente, existiu uma Londres antes e depois de Jimi Hendrix. Pelo menos é isso que uma parcela da população da Grã-Bretanha acredita até hoje. Em um certo dia de 1968, o astro do rock estava “alterado” no meio da rua Carnaby, na capital inglesa, quando resolveu soltar um par de periquitos tropicais para simbolizar a paz. A partir daí, uma lenda urbana ganhou força na cidade: o guitarrista teria sido o responsável pela chegada dos pássaros no país.  

Jimi Hendrix
Jimi Hendrix possui diversos mitos sobre ele no mundo da música – Foto: David Redfern/Getty

O burburinho foi tão grande que diversos estudos foram feitos em relação ao tema. O mais recente, publicado pelo Journal of Zoology, refuta a ideia e afirma que a espécie foi vista pela primeira vez em 1855, quase 100 anos antes do episódio de Hendrix. Uma das hipóteses mais prováveis é que muitos animais foram soltos depois de um surto de “febre do papagaio” que assolou a Grã-Bretanha em 1929, 1930 e 1952. 

 

 

 

PAUL MCCARTNEY MORREU EM 1967

Os Beatles colocaram um ponto final em sua história em abril de 1970, quando Paul McCartney anunciou em uma entrevista polêmica que estava saindo da banda, acarretando em seu rompimento. Mas será que era ele mesmo? Uma das maiores teorias da conspiração de todos os tempos é que o astro morreu em um acidente de carro, três anos antes, e foi substituído por um sósia. Depois de anos esquecida, a história viralizou recentemente.

Paul McCartney
Paul McCartney não está morto, é um mito – Foto: divulgação BBC News

Um site de paródias publicou uma suposta entrevista do ex-membro do grupo, Ringo Starr, com declarações bombásticas sobre o mistério nunca desvendado. “Quando o Paul morreu, todos nós entramos em pânico. Nós não sabíamos o que fazer. Brian Epstein, nosso assessor, sugeriu que contratassem Billy Shears como uma solução temporária”, ‘Ringo’ disse. A publicação continua, falando que ninguém reparou na mudança e que o impostor mostrou-se melhor musicista que o próprio McCartney. Vários sites de notícia acreditaram que a brincadeira era verdade, espalhando desinformação em diversas plataformas jornalísticas ao redor do mundo. 

 

 

KEITH RICHARDS TROCOU DE SANGUE

Que o guitarrista dos Stones tem um histórico de uso de drogas e entorpecentes não é novidade para ninguém. Mas você já ouviu o mito de que Keith Richards drenou todo o seu sangue para tentar se livrar do vício? Esse é um dos boatos mais famosos do mundo do rock e que começou com ninguém mais ninguém menos que… o próprio músico. 

Keith Richards
Keith Richards, lenda do rock,  sempre brincou com a imprensa – Foto: Graham Wiltshire/Redferns

No início da década de 70, alguém perguntou para Richards como foi a sua jornada para a sobriedade. O guitarrista, já cansado do assunto, respondeu que ele foi para a Suíça fazer uma transfusão completa. “Eu estava só brincando. Abri minha jaqueta e perguntei se ele gostou do meu novo sangue. E isso foi tudo: uma piada. Eu queria dar a eles uma história”, relatou Keith. Apesar de já ter admitido a farsa, muitos fãs ainda acreditam na teoria da conspiração e, a cada ano, a lenda ganha mais detalhes pitorescos. 

 

Escrito por Julia Duvoisin

Rate it

A RÁDIO ATLÂNTIDA

A maior geradora multiplataforma de inovação e conteúdo jovem de Santa Catarina e a melhor vibe do FM!

SINTONIZE

Ouça a rádio da sua vida

QUERO ANUNCIAR!