A RÁDIO ATLÂNTIDA
A maior geradora multiplataforma de inovação e conteúdo jovem de Santa Catarina e a melhor vibe do FM!
SINTONIZE
Ouça a rádio da sua vida
Atlântida Floripa A melhor vibe de Floripa
Atlântida Blumenau A melhor vibe de Blumenau
Atlântida Joinville A melhor vibe de Joinville
Atlântida Criciuma A melhor vibe de Criciúma
Atlântida Chapecó A melhor rádio de Chapecó
Após ser baleada na cabeça, Bob Marley pensou que Rita precisaria de um grande tempo de repouso. Porém, poucas horas após a bala ser retirada de sua cabeça no dia 5 de dezembro de 1976, Rita já estava cantando no palco.
Junto dela, Bob, com ferimentos de bala no peito e no braço, também cantava a música “war”, lutando contra a Guerra Civil que ocorria na Jamaica na época.
Mas Bob não teria a mesma força sem Rita. Segundo Ziggy, um dos filhos do casal, “Bob não seria Bob sem Rita“.
A cantora, interpretada no filme ‘Bob Marley: One Love‘ pela atriz Lashana Lynch, participava da banda do Rei do Reggae e sempre esteve ao lado do cantor, mesmo nos momentos difíceis.
Nascida em 25 de julho de 1946 em Cuba, Rita Marley cresceu em Trench Town, na Jamaica, após seus pais Cynthia Jarett e Leroy Anderon decidirem se mudar para o país.
Rita sempre gostou de cantar. Afinal, sua família sempre teve forte conexão com a música. Tanto que, ainda quando pequena, sua tia chegou a levar a criança para participar de um programa de rádio em um concurso de talentos. E, é claro, Rita ganhou!
Seu nome original era Alfarita, porém, uma professora do ensino fundamental disse que o seu nome era grande demais para entrar na chamada e, assim, nasceu a Rita.
Logo aos 18 anos, Rita teve sua primeira filha, Sharon. Aos 19, ela já estava fora da escola procurando um emprego. Mas a oportunidade de cantar só surgiu depois, quando ela conheceu os jovens Wailers.
Rita se casou com Bob apenas em 1966, quando Bob adotou Sharon como sua filha. Segundo os relatos da época e da própria cantora em sua autobiografia, Rita e Bob eram a força um do outro. Durante anos, ela foi a maior confidente de Marley. Ela esteve do lado do cantor em toda a sua trajetória, desde a origem humilde até o sucesso mundial.
Apesar das complicações mostradas no filme ‘Bob Marley: One Love’, o relacionamento dos dois foi essencial para o crescimento do cantor. Isso porque, mesmo com as possíveis traições, afastamentos e brigas, os dois sempre estiveram juntos nos mais diversos momentos.
É o que conta Cedella, filha de Bob e Rita. “Assim como se tornaram parceiros de vida, também foram parceiros na visão de sua música e na crença de que, por trás dessa música, havia um propósito maior“.
No filme, o ataque contra Bob Marley e sua banda ocorre de forma bruta, e na vida real não foi diferente. Isso porque o conflito da época se deu devido ao período delicado da política jamaicana. Os níveis de violência estavam no auge e, mesmo assim, a banda de reggae lutava contra a guerra.
Segundo a Jamaica Broadcasting Corporation do dia 3 de dezembro de 1976, “O cantor e estrela de reggae Bob Marley, Rita Marley e o empresário dos Wailers, Don Taylor, foram internados no Hospital Universitário após receberem ferimentos de bala durante um ataque que ocorreu esta noite na casa de Marley em Hope Road.”
Apesar do susto, ninguém morreu no ataque. Apesar disso, Rita precisou remover seu couro cabeludo para a retirada da bala alojada no crânio da cantora.
Atualmente, Rita tem 77 anos e é criadora de diversas fundações com o objetivo de lutar contra a pobreza e problemas sociais na Jamaica e outros países africanos. A cantora ganhou diversos prêmios devido às suas conquistas filantrópicas e contribuição para a cultura jamaicana.
Ela também comprou o primeiro episódio de gravações da Jamaica, o Federal Records, onde ela e sua banda gravaram diversas músicas.
Escrito por Marina Soares
A maior geradora multiplataforma de inovação e conteúdo jovem de Santa Catarina e a melhor vibe do FM!
Ouça a rádio da sua vida
© 2023 ATLÂNTIDA FM FLORIANÓPOLIS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.