Blumenau

Primeira artista gerada por IA lança música

todaynovembro 28, 2023

Fundo
share close

Em meio às polêmicas envolvendo o uso da Inteligência Artificial no mundo musical, Anna Indiana, primeira cantora totalmente gerada por IA, lança sua primeira canção na rede social X. “O tom, tempo, progressão dos acordes, notas da melodia, ritmo, letra, minha imagem e voz, tudo foi autogerado usando IA”, disse a imagem.

Anna Indiana ia
Anna Indiana gera polêmicas nas redes sociais por ser uma IA – Foto: reprodução/X

 

Humanos versus inteligência artificial

Coincidentemente, a novidade chegou acompanhada de uma pesquisa que a Federação Internacional da Indústria Fonográfica fez. Mais de 43 mil pessoas em 26 países foram entrevistadas sobre a entrada da inteligência artificial no mercado sonoro. O relatório “Engaging With Music”, da IFPI, mostra que 79% dos consumidores de música sentem que a criatividade humana continua sendo essencial para a criação e composição musical

Apesar de não ter relação com a pesquisa, a reação das pessoas no X sobre a nova artista artificial conversam com o resultado do relatório. Ao navegar na rede social, comentários como “falta alma na criação” e “a música não tem nenhuma emoção” são populares.

“Ninguém na Terra quer essa tecnologia. Usem IA para transformar o trabalho pesado em algo mais fácil, não para arruinar atividades que gostamos”, escreveu um usuário.

 

A ponta do iceberg

Anna Indiana tornou-se a ponta do iceberg de um assunto que foi um ponto de tensão durante todo o ano de 2023. Grandes artistas se posicionaram contra a nova tecnologia. Hozier, por exemplo, disse que estaria disposto a entrar em greve caso a Inteligência Artificial entrasse com força no universo musical.

De acordo com o relatório da IFPI, a comunidade musical está alinhada sobre as obrigações de direitos autorais que envolvem a IA e que a novidade precisar ter “um certo limite”.

Você pode conferir a nova música de Anna Indiana aqui:

E não para por aí! A “cantora” também lançou mais uma música:

 

Leia mais:

Escrito por Julia Duvoisin

Rate it

A RÁDIO ATLÂNTIDA

A maior geradora multiplataforma de inovação e conteúdo jovem de Santa Catarina e a melhor vibe do FM!

SINTONIZE

Ouça a rádio da sua vida

QUERO ANUNCIAR!