Música

Conheça o brasileiro que toca guitarra no show oficial do Elvis

todayfevereiro 28, 2024

Fundo
share close

Com 11 anos, Heitor Crespo já sabia o que seria quando crescesse. Mesmo com a pouca idade, o amor pelo ídolo, Elvis Presley, transbordava nos riffs de guitarra que tocava junto do tributo ao Rei do Rock no Brasil. Hoje, aos 31, o artista faz parte da única turnê oficial da Elvis Presley Enterprises no mundo, e volta ao país para encantar o público pela primeira vez em sua carreira. Em entrevista exclusiva para a Atlântida, Heitor confessou que está vivendo “um sonho muito grande de estar nesse patamar e chegar com um show desse tamanho no Brasil”.

Heitor Crespo tocando guitarra no show do Elvis – Foto: divulgação

Brasileiro nato, Heitor se apresentou em solos internacionais durante toda a sua vida adulta. O instrumentista chegou aos Estados Unidos pela primeira vez com 15 anos para uma mentoria com o icônico James Burton, guitarrista que revolucionou o mundo da música ao lado de Elvis. Quando atingiu a maioridade, Crespo foi convidado para participar de um show oficial no Chile e, desde então, continua com a empresa que administra o legado de Presley. 

Apesar de amar o trabalho e a vida nos EUA, a saudade do Brasil nunca o abandonou.

“Eu tinha inveja, de certa forma, dos músicos que eu toco lá fora. Todos são norte-americanos. Eles se apresentam em casa, então a família e os amigos vão assistir eles. Eu nunca tinha tido essa oportunidade”, confessa. 

UM SONHO TUPINIQUIM

Essa vontade gigante de tocar em sua terra natal se mostrava também na admiração que sempre possuiu por outros artistas brasileiros. Em 2015, David Gilmour veio ao Brasil para uma série de shows. Junto com ele, uma banda completa que incluia o saxofonista João de Macedo Mello, natural de Curitiba.

O jovem artista, que na época possuía apenas 20 anos, teve a chance de se apresentar na Pedreira Paulo Leminski, na capital do Paraná. Essa lembrança ficou marcada em Heitor. “Eu lembro que teve uma comoção muito grande dos fãs. Eu pensei que eu queria passar por aquilo também”, disse. 

Apesar de seguir uma linha restrita de apresentação dentro dos espetáculos de Elvis, o guitarrista transpira suas origens quando lhe concedem um pouco de liberdade no palco. “Como todo músico, a gente sempre carrega parte da nossa história, né?”. E é verdade. Quem assiste Crespo ao vivo, percebe o gingado brasileiro e o fraseado de guitarra típico do país. 

Além do território, o calor do público do Brasil sempre foi um diferencial para Heitor. A Elvis Experience é um show completamente imersivo na vida e na obra do Rei do Rock. Por conta disso, a experiência de devoção da audiência no momento da apresentação é essencial. O guitarrista acredita que o brasileiro está muito mais aberto a passar por esse tipo de emoção. 

“O público brasileiro ele se movimenta muito mais através da música. Parece que afeta mais a nossa sensibilidade essa relação ao mundo artístico. No geral, é muito mais intenso do que qualquer outro país que eu já visitei.”, relata. 

DOS PALCOS PARA O CINEMA

O filme “Elvis”, estrelado por Austin Butler, foi uma das produções mais comentadas no Oscar 2023. O que muita gente não sabe é que Heitor teve um papel fundamental na preparação do protagonista. A Warner precisava de alguém que auxiliasse no desenvolvimento de Austin dentro do longa-metragem, e o nome de Crespo surgiu entre os produtores. O músico relembra com muito carinho deste marco tão importante em sua vida. 

Austin Butler no filme “Elvis” – Foto: divulgação

Eles me chamaram para dar aula de violão para  ele, focado no movimento do Elvis.Eu estava em Nashville na época e foi incrível. Eu conheci o diretor, Baz Luhrmann. Eu conheci todo o pessoal que trabalha em projetos gigantescos nas trilhas sonoras da Warner.”, conta.

Tudo isso aconteceu duas semanas antes de todas as fronteiras fecharem por conta da pandemia de Covid-19. Por conta disso, Heitor vivia na incerteza de não saber se o filme realmente seria produzido. 

No fim, o longa se tornou um sucesso absoluto de bilheterias. Austin Butler ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme Dramático e foi indicado ao Oscar na mesma categoria.

CARINHO POR FLORIPA

No dia 1° de março, Heitor chega à Grande Florianópolis com o espetáculo Elvis Experience, na Arena Opus. Ele se junta ao norte-americano Dean Z, reconhecido como o maior e mais premiado artista de tributo a Elvis Presley no mundo. Os ingressos já estão disponíveis para compra no site uhuu.com.

O guitarrista está muito animado para pisar em terras manezinhas novamente porque possui muitas memórias afetivas na capital. “É um lugar que eu tenho muito carinho. Eu já tive a oportunidade de visitar, inclusive, as baleias francas no litoral. A natureza é linda demais”, confessa.

LEIA MAIS:

Escrito por Julia Duvoisin

Rate it

A RÁDIO ATLÂNTIDA

A maior geradora multiplataforma de inovação e conteúdo jovem de Santa Catarina e a melhor vibe do FM!

QUERO ANUNCIAR!