Famosos

Ex-Secos & Molhados conta história de “Rosa de Hiroshima”

todaymarço 1, 2024

Fundo
share close

Lançada em 1973, Rosa de Hiroshima é um dos maiores clássicos dos Secos & Molhados. No entanto, a história por trás da composição é ainda mais interessante que sua letra. Em entrevista ao programa Desprogramados, apresentado por Mr. Pi e Porã Bernardes, nesta última quinta-feira (29), Gerson Conrad, ex-membro do grupo e compositor da canção, contou sua motivação para escrever o sucesso.

A história por trás de ‘Rosa de Hiroshima’, dos Secos & Molhados
Foto: Reprodução

No episódio, Conrad explicou que ele e João Ricardo, um dos vocalistas, estavam em meio a um projeto de pesquisa dos grandes nomes da literatura. Nesse momento, o colega de banda encontrou “um livrinho muito pequeno chamado Mitologia Poética, do Vinícius de Moraes”, então, Ricardo pediu que Conrad “desse uma olhada” para procurar coisas de interesse. O compositor, então, levou o livro para casa e o jogou em seu quarto, que caiu aberto, exatamente, onde estava o poema A Rosa de Hiroshima. Segundo ele, este foi o primeiro poema que leu entre toda antologia.

“Aquilo me impactou de cara, na primeira leitura e eu falei: ‘Nossa, isso se trata de uma temática altamente politizada, que tem muito a ver com o contexto politizado, apesar de não-partidário, do Secos & Molhados. Cabe perfeitamente no repertório'”, disse. Então, Conrad foi dormir e, às três da manhã, acordou com o poema “fazendo barulho na minha cabeça”. Ainda de acordo com ele, o que diferenciou sua composição foi a melodia doce em uma letra muito intensa.

Assista o momento:

Ouça ‘Rosa de Hiroshima’:

Escrito por Mariana Franco

Rate it

A RÁDIO ATLÂNTIDA

A maior geradora multiplataforma de inovação e conteúdo jovem de Santa Catarina e a melhor vibe do FM!

QUERO ANUNCIAR!